Quem Somos

O que é a
Coolectiva?

Somos uma revista digital assumidamente local e regional que todos os dias fala sobre o que se faz e o que se pode fazer por Coimbra e a região Centro de Portugal. Contrariamos a ideia de que não se passa nada, ou não se sabe de nada, divulgando eventos, lugares, produtos e experiências. Também somos uma montra para profissionais e marcas, e além do nosso website podem encontrar-nos e seguir-nos no Facebook, Instagram e Twitter. Escrevemos para todos e, para o fazermos sempre cada vez mais e melhor, prestamos atenção às ideias e sugestões que nos deixarem no email ou caixas de comentários. Publicamos livremente e de acordo com os nossos critérios editoriais sobre quem encontramos e quem nos chega.

  • Joana Pires Araújo
    Directora
    No primeiro capítulo da minha vida tirei Direito, trabalhei no Governo, fiz mestrado no Colégio da Europa e trabalhei sempre na área do direito europeu - na Comissão Europeia, no escritório Vieira de Almeida & Associados, no Parlamento Europeu e em colaboração com um escritório italiano. Lá pelo meio, apaixonei-me pelo meu marido. A vida levou uma volta e trouxe-me de regresso a casa, a Coimbra. Andei a congeminar a ideia de uma revista até a Filipa me cair no colo e bastaram 5 meses para a Coolectiva nascer. Sou directora mas também escrevo e faço listas de tudo e mais alguma coisa. Os melhores dias são aqueles em que estou em família, a viajar, a ler, a comer e beber, a dançar e a fazer desporto - idealmente, tudo em 24h.
  • Filipa Queiroz
    Editora
    Nasci no dia 9 de Outubro, como D. Dinis e o John Lennon. Sou de Coimbra mas sinto-me do mundo, por isso adoro passear, e se for em cima de uma bicicleta ainda melhor. Dizia que queria ser jornalista desde que me lembro de me perguntarem, talvez por ter lido demasiados Tintins e Mafaldas ou porque o meu pai me emprestava a máquina de filmar. Cresci e estudei em Braga, vivi em Lisboa, Itália e Macau, por isso sotaques é comigo. Como jornalista saltei da redacção da SIC para a Teledifusão de Macau, e pelo meio muitas coisas. Em 2016 fiz reset, voltei à Sé Velha, e foi ali, entre degraus do Quebra Costas, que fundei a Coolectiva com a Joana, amiga desde os 12. Sou editora mas faço um bocado de tudo e adoro música, cinema, ovos moles e chocolate.
  • Paula Vale Marques
    Colaboradora
    O que mais gosto de fazer é ler - quer sejam livros, mapas, notas de rodapé ou receitas de cozinha -, mas também criar conteúdos e partilhá-los. Estudei Serviço Social e nessa altura fui responsável por uma página web de aconselhamento. Depois trabalhei na Associação Académica de Coimbra, num projecto para alunos do ensino superior, e a seguir veio o resto: a passagem por algumas livrarias, o apoio à produção artística e cultural, o Coimbra Cartaz Cultural e a marca Mapas CCC, com a arquitecta e ilustradora Ana Fróis. Porque, como costumam dizer, fazia todo o sentido, sou a actual responsável pela Agenda da Coolectiva.
  • Inês Teixeira
    Colaboradora
    Estou mesmo bem é com os pés na relva e as mãos na água, entre plantas, seixos e animais. Dêem-me terra que faço maravilhas e até descubro tesouros de vez em quando. Nasci em Coimbra, passei a infância numa aldeia da Beira Alta, estudei em Coimbra, Évora e Granada, em Espanha. Sou antropóloga mas também já fui assistente de veterinária holística, vendi produtos naturais e colaborei com projectos de educação ambiental e eventos culturais como o Festival Bons Sons, onde sou Coordenadora do Plano Ecológico. Há dois anos troquei de vez a cidade pelo campo. Adoro aprender e partilhar ensinamentos da Mãe Natureza, por isso faço imensas formações e abracei a Coolectiva desde o primeiro segundo.

Quem é a
Coolectiva?