Estatuto Editorial

A Coolectiva é uma revista online que quer retratar, de forma isenta, criativa e independente, a vida de Coimbra e da Região Centro.

A Coolectiva procura divulgar o que Coimbra e o Centro têm para oferecer nos domínios de lifestyle, cultura e lazer mas também abrangendo temas relativos ao comércio, indústria e serviços locais, pretendendo funcionar como estímulo para quem coloca o próprio trabalho, criatividade e espírito de iniciativa ao serviço da cidade e da região.

A Coolectiva produz vídeos, textos e fotografias que chegarão aos leitores através da página oficial na Internet, mas também das redes sociais e newsletters via email.

A Coolectiva respeita o direito ao bom nome e a boa fé pelos leitores, garantindo o direito de resposta e de rectificação.

A Coolectiva reserva-se no direito de publicar unicamente os comentários e referências deixadas pelos leitores que respeitem a lei geral, não ofendam terceiros ou o público em geral, adoptando, para isso, uma política de moderação activa desses mesmos comentários.

A Coolectiva orienta-se pelos princípios da dignidade humana e valores da liberdade e democracia pluralista e solidária, recusando determinantemente o discurso do ódio ou de promoção da discriminação e de estereótipos, ou quaisquer outras formas de incitamento à violência, sobretudo sobre minorias étnicas, religiosas, de cariz sexual, de género ou outras.

A Coolectiva não tem qualquer agenda política e defende os princípios da liberdade de expressão e informação, regendo-se pela legislação em vigor, pelas regras deontológicas da imprensa e pelo respeito pelos deveres ético-legais do jornalismo.

A Coolectiva respeitará sempre os princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, designadamente o cuidado com o tratamento da imagem e testemunhos dados por menores.

Março de 2018