About us

What is Coolectiva?

We're a daily digital magazine that publishes about what happens in Coimbra and the Central region of Portugal. We counter the idea that nothing interesting happens around here or that maybe it does, but people don't get to know about it. We publish about events, places, products and experiences on a daily basis and we are also a showcase for professionals and brands. Besides our website and Newsletter you can find us and follow us on Facebook, Instagram and Twitter. We write for everyone and in order to improve we try to pay as much attention to new ideas and suggestions as possible, so send us your thoughts through email or leave it in our comment boxes. We publish freely and according to our editorial criteria about who we meet as well as who approaches to us.

  • Joana Pires Araújo
    Directora
    No primeiro capítulo da minha vida tirei Direito, trabalhei no Governo, fiz mestrado no Colégio da Europa e trabalhei sempre na área do direito europeu - na Comissão Europeia, no escritório Vieira de Almeida & Associados, no Parlamento Europeu e em colaboração com um escritório italiano. Lá pelo meio, apaixonei-me pelo meu marido. A vida levou uma volta e trouxe-me de regresso a casa, a Coimbra. Andei a congeminar a ideia de uma revista até a Filipa me cair no colo e bastaram 5 meses para a Coolectiva nascer. Sou directora mas também escrevo e faço listas de tudo e mais alguma coisa. Os melhores dias são aqueles em que estou em família, a viajar, a ler, a comer e beber, a dançar e a fazer desporto - idealmente, tudo em 24h.
  • Filipa Queiroz
    Editora
    Nasci no dia 9 de Outubro, como D. Dinis e o John Lennon. Sou de Coimbra mas sinto-me do mundo, por isso adoro passear, e se for em cima de uma bicicleta ainda melhor. Dizia que queria ser jornalista desde que me lembro de me perguntarem, talvez por ter lido demasiados Tintins e Mafaldas ou porque o meu pai me emprestava a máquina de filmar. Cresci e estudei em Braga, vivi em Lisboa, Itália e Macau, por isso sotaques é comigo. Como jornalista saltei da redacção da SIC para a Teledifusão de Macau, e pelo meio muitas coisas. Em 2016 fiz reset, voltei à Sé Velha, e foi ali, entre degraus do Quebra Costas, que fundei a Coolectiva com a Joana, amiga desde os 12. Sou editora mas faço um bocado de tudo e adoro música, cinema, ovos moles e chocolate.
  • Paula Vale Marques
    Colaboradora
    O que mais gosto de fazer é ler - quer sejam livros, mapas, notas de rodapé ou receitas de cozinha -, mas também criar conteúdos e partilhá-los. Estudei Serviço Social e nessa altura fui responsável por uma página web de aconselhamento. Depois trabalhei na Associação Académica de Coimbra, num projecto para alunos do ensino superior, e a seguir veio o resto: a passagem por algumas livrarias, o apoio à produção artística e cultural, o Coimbra Cartaz Cultural e a marca Mapas CCC, com a ilustradora Ana Fróis. Porque, como costumam dizer, fazia todo o sentido, sou a actual responsável pela Agenda da Coolectiva.
  • Inês Teixeira
    Colaboradora
    Estou mesmo bem é com os pés na relva e as mãos na água, entre plantas, seixos e animais. Dêem-me terra que faço maravilhas e até descubro tesouros de vez em quando. Nasci em Coimbra, passei a infância numa aldeia da Beira Alta, estudei em Coimbra, Évora e Granada, em Espanha. Sou antropóloga mas também já fui assistente de veterinária holística, vendi produtos naturais e colaborei com projectos de educação ambiental e eventos culturais como o Festival Bons Sons, onde sou Coordenadora do Plano Ecológico. Há dois anos troquei de vez a cidade pelo campo. Adoro aprender e partilhar ensinamentos da Mãe Natureza, por isso faço imensas formações e abracei a Coolectiva desde o primeiro segundo.

Quem é a
Coolectiva?