Temos ideias para os restos das abóboras do Dia das Bruxas

Chamem-lhe Dia das Bruxas, Halloween ou Bolinhos e Bolinhós, uma coisa é certa: precisam de abóboras para completar o cenário. Comecem por retirar o conteúdo e reservem. Depois com uma faca desenhem os olhos e a boca e estão a postos para assustar.

E a abóbora que sobrou, que lhe fazer? Pedimos ajuda à autora de um dos melhores blogues de cozinha do país e dona de uma página de Instagram cheia de dicas preciosas de organização doméstica: Joana Costa Roque.

O desperdício é efectivamente um dos inimigos da sustentabilidade do planeta, e Joana é mestre em combatê-lo com estratégias simples: preparação de refeições da semana, utilização de sobras e planeamento de alimentos ou refeições congeladas.

Sobre os restos da data que se avizinha deixou-nos dicas simples: Se usarem as abóboras para decorações de Dia das Bruxas, não as desperdicem. Há várias coisas que se podem fazer! Podemos sempre usar a polpa para a sopa, ou para uma deliciosa compota para, quem sabe, oferecer no Natal.

Se não vão gastar no imediato, podem sempre congelar crua — para depois usar na sopa, por exemplo, ou então assar e congelar o puré da abóbora já feito e pronto a usar nas mais variadas preparações culinárias, como se estivessem a usar a abóbora assada acabada de cozinhar. Congelem em recipientes próprios em pequenas doses, para irem usando conforme precisam.

Podem usar o puré de abóboras ou abóbora assada em cubos nas mais variadas receitas, doces ou salgadas. Saladas quentes, purés, tartes doces ou salgadas, bolos, queques e muitas outras receitas.

E sugestões de receitas? Também temos, Joana deixou-nos duas.

Risoto de Abóbora e Rúcula

Ingredientes para 2 pessoas: 
150g de arroz próprio para risoto
125ml de vinho branco
500ml de caldo de legumes 
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
300g de polpa de abóbora assada em puré
75g de rúcula selvagem
50g de queijo parmesão

Preparação:
Pique finamente a cebola e leve-a num tacho ao lume juntamente com o azeite. Deixe a cebola começar a ficar translúcida e junte depois o arroz envolvendo bem no refogado. Acrescente o vinho branco e, mexendo sempre deixe o vinho cozinhar até evaporar e ter sido absorvido pelo arroz. Vá depois juntando, aos poucos e poucos e mexendo sempre, o caldo de legumes quente. Quando o arroz tiver absorvido o líquido é que deve misturar mais. Quando o arroz estiver quase cozinhado, acrescente a polpa de abóbora envolvendo bem. Retifique de sal e pimenta e, se necessário, acrescente mais caldo de legumes até o arroz estar cozinhado (tem de estar cozinhado mas ainda firme e com um pouco de textura).
Quando o arroz estiver pronto, acrescente o parmesão ralado na hora, a rúcula e uma colher de sopa de manteiga. Envolva bem, deixe repousar um ou dois minutos e sirva de imediato com um pouco mais de parmesão.

Scones de Abóbora e Amêndoa 

Ingredientes:
150g de abóbora assada em puré
150g de farinha
100g de amêndoa triturada
100g de farinha de aveia ou flocos de aveia triturados
50g de açúcar
1 ovo
30g de manteiga
100ml de leite ou bebida vegetal
1 colher chá cheia de de fermento em pó

Preparação:
Numa taça, coloque  a farinha, a amêndoa, o açúcar a e os flocos de aveia triturados e o fermento e misture. Abre uma cova ao meio e acrescente a abóbora assada, o ovo, a manteiga à temperatura ambiente e o leite, e misture bem até obter uma massa homogénea mas ainda pegajosa.
Coloque depois essa mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e forme um disco com cerca de 20cm de diâmetro e cerca de 1cm de altura.
Corte depois esse disco, com uma faca molhada em 8 a 12 pedaços, como se fosse uma pizza.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 25 a 30 minutos ou até que esteja cozinhado.
Ao fim desse tempo, com a ajuda de uma faca corte novamente os scones pelas marcas feitas anteriormente pela faca, e separe-os deixando-os a arrefecer um pouco numa grelha.
Sirva ainda mornos com um pouco de manteiga e compota.

Apontaram? Com sugestões destas já não sabemos se vamos cozinhar com os restos do dia das Bruxas, ou se vamos assustar com os restos de cozinhar!

Texto: Ana Sousa Amorim
Receitas: Joana Costa Roque
Foto de capa: Unsplash/Kerstin Wrba
Fotos: Inês Costa Monteiro, Joana Costa Roque e Unsplash/Beth Teutschmann

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.