COIMBRA NO MUNDO | Rio de Janeiro, Brasil

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa! Foi o 1.º lugar para onde me mudei desde que saí de Coimbra, e foi amor à primeira vista! Vim fazer intercâmbio, no 4.º ano da faculdade, em Agosto de 2006, e fui ficando... Na altura ainda ia voltar para fazer o 5.º ano, já de olho em voltar para o RJ após me formar, mas entrou o Processo de Bolonha e formei-me. Os astros estavam alinhados... comigo! Ainda voltei para Portugal para fazer a Ordem dos Advogados e Mestrado, mas entre idas e vindas optei por ficar aqui onde estou, ininterruptamente, desde 2011. Não foi algo muito pensado, foi acontecendo! 

O Rio tem um lifestyle incrível, a praia, o clima, os cariocas. Sou uma apaixonada por esta cidade!

Como sou profissional autónoma e trabalho em home-office (desde bem antes da pandemia), consigo aproveitar bastante tudo de bom que a cidade tem, mas confesso que gostaria de aproveitar mais! O que mais amo aqui, além de termos praia praticamente o ano todo, é de pedalar na orla e na lagoa Rodrigo Freitas e a facilidade com que se fazem amizades, todo mundo puxa assunto e se conecta! 

Às vezes parece vida de artista, mas, ao contrário do que se possa pensar, trabalha-se muito aqui, mas também se aproveita muito a vida! Isso é sem dúvida o que mais adoro: aproveitar a vida e viver no agora, sem medo de ser feliz! E isso os cariocas fazem lindamente.  

O maior problema do Rio é a violência, mas em todos estes anos nunca tive nenhum problema, e nem me sinto insegura. Mas sei que sou uma privilegiada pelo lugar onde moro, na Zona Sul. 

De Coimbra, tenho saudades de um tempo que não volta mais: os anos na escola e principalmente na faculdade! Só quem viveu Coimbra sabe, não é? 

Hoje em dia, não sei se é da idade, mas tenho saudades de comidas, de todos os restaurantes maravilhosos, tanto os mais antigos, como as dezenas que abriram nos últimos anos! Além disso, claro, tenho saudades dos meus pais que moram em Coimbra e de amigos! Ah e da Yuky, membro de 4 patas da minha família.

Vou a Coimbra no Verão e no Natal, e tenho mesmo de ir comer pelo menos um Pastel de Tentúgal!

Passear nas Docas, que finalmente estão prontas, é outra coisa que sempre faço! Acho linda a vista de Coimbra ali à beira-rio. E ir jantar a algum dos restaurantes na subida depois do Arco da Almedina, adoro a parte mais antiga da cidade, gosto de ir ali pela Baixa, Subir o Arco da Almedina até ao Paço das Escolas.

Eu empolguei-me com a ideia de Coimbra ter aeroporto, embora mais pareça um sonho... Acho que seria excelente para colocar a cidade mais ainda no mapa e na rota do turismo! Coimbra merece estar nesse mapa! Ainda vejo muita gente de fora colocar Coimbra apenas no mapa para estudar e não para visitar. 

Coimbra deu um pulo gigante nos últimos anos, e está de parabéns, a zona histórica da cidade esta cada vez mais arranjada e bonita, dá muito gosto andar ali! 

Não é que eu não pense em voltar para Coimbra, não é isso, mas é que eu não penso em sair aqui do Rio, mas fico muito feliz em conseguir ir tantas vezes e durante tanto tempo a Coimbra! 

Ana Isabel Casalta Nabais

* A autora escreve segundo o Acordo Ortográfico.

Mais COIMBRA NO MUNDO:

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.