Vêm aí 5 mercados que não podem perder

O Dicionário diz que é um lugar público coberto ou ao ar livre onde se compram mercadorias postas à venda e nós sabemos, mas queremos que se lembrem de que às vezes os mercados são bem mais que isso. Podem ser local de aprendizagem, motivo de convívio e oportunidade para repensar o habitual consumismo. Estes são e têm entrada gratuita.

No Sábado, 23 de Outubro, a cidade enche-se de mercados para todos os gostos, para miúdos e graúdos, de coisas novas e usadas e também de velharias. Se começarem pela manhã, conseguem chegar a todos. Prometemos que vale a pena. Da Igreja São José à Casa das Artes, passando pelo Seminário Maior de Coimbra, pela Praça do Comércio e Hotel D. Luís, estas são as propostas:

Mercado de Outono e Mercado de Trocas

No Sábado a Casa das Artes recebe dois mercados. O Mercado de Outono é já tradição sazonal, está aberto a todos os que queiram vender, comprar ou passear e onde podem encontrar legumes, artesanato, livros, discos, entre outras coisas. O Monstro do Sono, 100 Migalhas, Green2you e Verde Naif são algumas das marcas que estarão presentes.

No Mercado de Trocas, podem-se trocar peças de roupa, calçado, brinquedos ou livros. O evento, sem fins lucrativos, funciona à base do voluntariado e com a comunidade, e incentiva a deixar as peças que já não são usadas, trocando por peças necessárias, promovendo a reutilização e evitando que sejam gastos mais recursos para a produção de novos artigos.
 
A que horas? Das 15h às 19h.

Feira de Velharias

No 4.º Sábado de cada mês, a Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra recebe aquela que é referência nacional para os apreciadores de antiguidades. Utensílios domésticos, peças decorativas, cerâmicas, vidros, latoarias, peças de joalharia e ourivesaria, livros, discos de vinil, selos postais, medalhística e outras preciosidades, as opções são inúmeras e os negócios certeiros.

A que horas?  Das 9h às 19h.

Mercado de Trocas para Crianças e Jovens

Já falámos deste mercado pioneiro no país, mas nunca é demais lembrar o espaço exterior da Igreja de São José, na Solum, recebe o Mercado de Trocas para Crianças e Jovens. É uma óptima sugestão para famílias. Além de um bom passeio, em tempos de urgência climática, é uma excelente oportunidade para reforçar conceitos de sustentabilidade e economia de troca naqueles que daqui a pouco terão as chaves do mundo.

A que horas? Das 10h e às 13h.

Feira 4Moms

Antes de mercado, 4 Moms é o nome de um grupo de Facebook gerido por Marta Carvalho que junta mais de 15 mil membros. Juntam-se para a 4.ª edição do mercado de artigos em 2.ª mão no Hotel D. Luís. Marta lembra que tudo começou quando sentiu que havia muita gente no grupo interessada em vender artigos de que já não precisava. E mais do que um mercado, também é um sítio de convívio onde as pessoas se conhecem, afirma. As edições anteriores correram muito bem e só a pandemia adiou o regresso. Agora estão de volta para vender roupa, sapatos, artigos de puericultura e outros usados e novos em 2.ª mão.

A que horas? Das 11h às 18h.

Mercado InspirArte

No Seminário Maior de Coimbra (nos jardins se o tempo deixar, caso contrário, no interior), acontece a 4.ª edição do Mercado InspirArte. Podem contar com a presença de muitos artistas, como Somnium, Inês Viseu Yellow Victoria, Margarida Preferida e Tiago Mota. Às 16h30, os Djangoland vão animar o espaço com um concerto gratuito. E mais: quem fizer compras no mercado tem um desconto especial na visita guiada ao edifício do Seminário. 

A que horas? Das 10h às 18h.

Texto: Ana Sousa Amorim
Foto de capa: Fábio Nóbrega / Casa da Artes Bissaya Barreto
Fotos: Fábio Nóbrega / Casa da Artes Bissaya Barreto, Câmara Municipal de Coimbra,
Filipa Queiroz, Feira 4 Moms, Seminário Maior de Coimbra

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

CelsoBaptista
21.10.2021

Boa noite a feira no parque do mosteiro de Santa Clara vai se realizar quando !? OBRIGADO COMPRIMENTOS

    21.10.2021

    Boa tarde. Os mercados de que falámos são todos no dia 23 de Outubro, mas não há nenhum no mosteiro de Santa a Clara. Cumprimentos, Equipa Coolectiva

Óscar Almeida
26.10.2021

Quando se repetem. Óscar.

    27.10.2021

    Por agora não temos mais informação. Equipa Coolectiva