Há 60 000 passes de comboio à espera de jovens europeus

Se têm entre 18 e 20 anos prestem atenção. A Comissão Europeia vai disponibilizar passes ferroviários gratuitos a 60 000 jovens europeus. As candidaturas abriram no 12 de Outubro e encerram no dia 26 de Outubro, pelas 12 horas. A iniciativa está inserida no projecto DiscoverEU que oferece aos jovens europeus de 18 anos a oportunidade de usufruir em pleno da liberdade circulação dentro da Europa.

Excepcionalmente, este ano, podem também candidatar-se os jovens de 19 e 20 anos, dado que o programa este suspenso nas duas fases de 2020 por causa da pandemia. Assim, se nasceram entre 1 de Julho de 2001 e 31 de Dezembro de 2003 podem candidatar-se. Poderão viajar, por um período máximo de 30 dias, entre Março de 2022 e Fevereiro de 2023. Como a evolução da pandemia continua a ser uma incógnita, todos os viajantes beneficiarão de reservas flexíveis.

Margaritis Schinas, a vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu, declarou na comunicação da iniciativa: Ao longo dos últimos 18 meses, num verdadeiro espírito de solidariedade, os nossos jovens sacrificaram momentos decisivos da sua juventude. Congratulo-me com o facto de a Comissão dar hoje um enorme impulso à mobilidade na Europa graças a estes 60 000 passes de comboio. Este impulso europeu à mobilidade e às oportunidades continuará a ser promovido pelo programa Erasmus+ e por muitas outras iniciativas a lançar no Ano Europeu da Juventude, em 2022.

A Comissão declarou 2022 como o Ano Europeu da Juventude e esta é uma das iniciativas em que está a apostar para o promover. Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: Estou muito satisfeita com o lançamento desta nova edição da iniciativa DiscoverEu para oferecer a 60 000 jovens a oportunidade de descobrirem a riqueza do nosso continente. Depois de a Comissão ter declarado 2022 como o Ano Europeu da Juventude, a iniciativa DiscoverEU está de volta em força, com novas oportunidades para os jovens apanharem um comboio, ampliarem os seus horizontes, alargarem a sua aprendizagem, enriquecerem as suas experiências e se encontrarem com outros europeus enquanto viajam, a partir de Março de 2022

Quem conseguir um passe pode viajar a solo ou em grupo. São permitidos grupos de cinco desde que todos estejam dentro da faixa etária elegível. A ideia primordial do projecto é promover a circulação dentro da União Europeia, mas sem comprometer outros objectivos da União, como seja garantir a sustentabilidade do planeta. Assim, decidius-se que o meio de eleição seria o comboio. Não obstante, para não criar desigualdades, prevê-se a utilização de outros meios alternativos como autocarros, ferries ou, excepcionalmente, aviões. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também têm a possibilidade de participar.

Os jovens com necessidades especiais são particularmente encorajados a participar na iniciativa DiscoverEU. A Comissão disponibilizará informação e soluções práticas e cobrirá os custos de assistência especial, tais como um acompanhante, um cão-guia, etc.

A Comissão aconselha todos os viajantes a verificarem as eventuais restrições de viagem na plataforma ReopenEU. A cada Estado-Membro é atribuído um determinado número de passes de viagem, baseado na sua população, proporcionalmente à população total da União Europeia.

Se têm entre 18 e 20 anos, não se esqueçam, têm até dia 26 de Outubro para se inscreverem aqui para uma experiência irrepetível.

Texto: Ana Sousa Amorim
Fotos: Alexander Bagno, Christian Wiediger,
Duminda Perera e Barthelemey de Mazenod/ Unsplash

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.