Com elas é mais bolos

Mariana Cerveira e Joana Oliveira tiraram Design e Multimédia e trabalham a tempo inteiro na área, mas têm uma paixão por bolos e não a querem esconder. Em Dezembro de 2020, no meio de uma pandemia, decidiram arriscar e lançar uma página de Instagram que funciona como montra da pastelaria que fazem.

A Whisked Bake Shop é um feed lindo, mas também é um sonho de duas amigas. Fazem bolos, bolachas e cupcakes por encomenda, para todos os gostos e restrições de dieta: aqui há hipóteses sem glúten, sem lactose e completamente vegan. Acima de tudo, adoram um bom desafio.

Para estas amigas, fazer bolos sempre foi forma de terapia. E em 2020 foi precisa muita. Quando o mundo ficou fechado, em casa as duas amigas começaram a trocar receitas e um dia Joana perguntou à amiga Vamos abrir um página e começar a fazer isto para fora? Mariana alinhou. Não conseguem deixar de sonhar com a altura em que a Whisked Bake Shop se torna ocupação principal e imaginam-se até a explorar um espaço físico. Costumamos dizer a brincar que um dia nos despedimos e abrimos uma pastelaria, lança Joana. Mariana, com brilho nos olhos, confirma que não é brincadeira, Seria uma aventura incrível.

A pastelaria tradicional continua a ser o ponto forte, mas confessam que se sentem muito entusiasmadas quando experimentam coisas menos habituais como a pastelaria vegan, viagem que começou de forma muito pessoal. O meu namorado é vegan e eu, que sempre gostei muito de fazer bolos, queria cozinhar para ele, então comecei a experimentar receitas novas, conta Mariana. 

As pasteleiras avisam que é difícil fixar preços numa tabela estanque, cada orçamento é feito em função do que cada pedido exige e, claro, também do tamanho de cada bolo e da decoração. Porém dão uma ideia: o valor para um bolo pequeno e simples, que dá para entre 4 a 6 pessoas, começa nos 15 €, para bolos maiores, que servem cerca de 30 pessoas, os valores rondam os 50 €.

Então e porque se meteram nisto? O que as alimenta a elas que alimentam os outros? Sinceramente, o que tem sido mais giro é melhorar a vida das pessoas. Há uns meses receberam uma mensagem de um rapaz que vive em Londres que queria fazer uma surpresa à mãe no Dia da Mãe. Ficaram deliciadas de poder participar e não podia ter corrido melhor: a mãe não suspeitava de nada e ficou tão emocionada com a surpresa que desatou a chorar. Eu só lhe queria dar um abraço, diz Joana. Em época de pandemia, quando o distanciamento se impunha, perceberam que comunicavam também através dos bolos e que estes podem ser uma forma de transmitir emoções. 

A encomenda mais colorida que tiveram foram uns cupcakes em arco-íris que fizeram para celebrar um casamento gay. Essa é sem dúvida a alma deste negócio: fazer parte das celebrações de alguém. Quando o trabalho é fazer as pessoas felizes, nem sabe a trabalho.

Até no mundo corporativo há celebrações e se há festa, elas participam. Lembram-se de um pedido recente de vários cupcakes com a iniciais de uma empresa que decidiram fazer juntas para optimizar o trabalho. E para se divertirem, porque foi para isso que começaram e é por isso que continuam.

Mariana é de Coimbra e Joana é de Chaves, mas Coimbra é a casa atual de ambas e, por isso, também é a casa da Whisked Bake Shop. As encomendas são feitas por mensagem privada no Instagram e os bolos levantados junto das pasteleiras, no centro da cidade. Excecionalmente podem ser agendadas entregas. Tudo se arranja, garante Joana.

Os bolos mais com mais saída são o Bolo de Limão com Lemon Curd e Buttercream de Mirtilo, o Bolo de Chocolate com Frutos Vermelhos e Creme Mascarpone e o Bolo de Chocolate e Manteiga de Amendoim. Estes são os favoritos, mas Joana acha que a prata da casa até é o Bolo de Baunilha. Preferências à parte, lembram que não negam desafios, aliás, destacam que esse é um dos seus pontos fortes e motivo pelo qual as encomendas têm crescido: cada pedido é único, não só aceitam sugestões e ideias diferentes, como também tentam adaptar tudo o que fazem ao gosto dos clientes. Se tiverem um desejo mais fora da caixa, não hesitem em sugeri-lo, as pasteleiras vão pensar em formas de responder.

À semelhança do que aconteceu na Páscoa, têm menu especial para o Natal com surpresas da época no forno. Agora ficámos com água na boca…

Artigo Patrocinado
Fotos: Whisked Bake Shop

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.