Há exposições de fotografia espalhadas pela cidade até Julho

As reportagens como obra de arte? Pergunta Patrick Chauvel, presidente do júri do Premio Estação Imagem de 2020, a quem respondemos com um inequívoco sim.

Paramos na Estação Imagem, apeadeiro onde o fotojornalismo recebe merecidas honras de exposição em instalações espalhadas por Coimbra até dia 24 de Julho.

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove anualmente, desde 2010, um prémio internacional de fotojornalismo com o objectivo de fomentar a reportagem fotográfica. Em 2018, a organização passou a ser dividida com o município de Coimbra que dinamiza e apoia financeiramente a iniciativa.

O Prémio Principal 2020 pertence à reportagem Abandonando o Sonho Venezuelano de José Sarmento Matos, trabalho que acompanhou uma família luso-venezuelana e a sua migração de regresso a Portugal. O fotógrafo documental português, que se debruça habitualmente sobre temas de direitos humanos e desigualdade social, foi distinguido recentemente com uma bolsa do Fundo de Emergência da National Geographic Society e colabora com frequência com imprensa nacional e estrangeira (The New York Times, o Le Monde, The Guardian Weekend e Público). A exposição pode ser vista na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura.

Na mesma galeria podemos ver as obras vencedoras e as menções honrosas das outras várias categorias: Notícias, Fotografia do Ano, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Artes e Espectáculos, Ambiente, Série de Retratos e Desporto.

É de destacar Derrotado, a reportagem de Rui Duarte Silva, vencedora da categoria Notícias, que acompanhou a campanha de Rui Rio nas eleições legislativas de 2019, Voo de Esperança, eleita a Fotografia do Ano, de Leonel de Castro e os retratos O Amor de Mãe não é Cego de António Pedro Santos que mostram o dia-a-dia de uma mãe cega.

Na mesma galeria, a arte reflecte a pandemia e o ano de 2020 na exposição da reportagem SNS-COVID-19: Mobilização Geral de Manuel Roberto, documentação fiel das rotinas e acontecimentos da fase aguda da pandemia em 2020 no Hospital de São João, no Porto.

Prémio Estação Imagem 2021

Dia 12 de Junho de 2021, na antiga igreja do Convento de São Francisco, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios de 2021. O principal foi entregue a Gonçalo Delgado pela reportagem Regenesis, a dura documentação do encontro entre vida e morte no Hospital de Braga, onde os serviços de obstetrícia e cuidados intensivos COVID-19 estão separados por um apenas um andar.

Bolsa Anual 2021

A associação, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, atribui uma bolsa destinada à realização de um projecto documental sobre a região. Este ano, o vendedor é Nuno André Ferreira, fotógrafo de renome, vencedor do prémio principal Estação Imagem em 2010 com a reportagem Incêndios. No projecto vencedor da bolsa, República, o repórter propõem-se a captar a mística das repúblicas estudantis de Coimbra onde os alunos vivem em família. Nuno André Ferreira quer tentar ser uma espécie de residente, mesmo que temporário

Mapa das exposições

Estas não são as únicas reportagens que podemos ver na cidade, há mais trabalhos a apreciar e são todos de entrada gratuita. Saibam onde ver o quê:

Sala da Cidade, Câmara Municipal de Coimbra
Quanto Tudo Mudou — Fabio Bucciarelli

Galeria Pedro Olayo (Filho), Convento de São Francisco
Nós, Europeus

Edifício Chiado, Museu Municipal de Coimbra
Vozes — Muhammed Muheisen

Mosteiro de Santa Clara-A-Velha
Túlipas Desvanecidas — William Daniels

Café Teatro Académico de Gil Vicente
Morte e Negação na Amazónia — Felipe Dana

Galeria Pinho Dinis, Casa Municipal da Cultura
SNS-COVID-19: Mobilização Geral — Manuel Roberto
Prémio Estação Imagem 2020 (vencedores e menções honrosas)

Galeria da Casa-Museu Bissaya Barreto
Onde Dormem as Crianças — Magnus Wennman

Centro Cultural Penedo da Saudade
Teste à Democracia Americana — AFP

Texto: Ana Sousa Amorim
Fotos: Coolectiva,  José Sarmento Matos, Rui Duarte Silva, Leonel de Castro,
António Pedro Santos, Gonçalo Delgado, Estação Imagem

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.