Mais do que um livro de receitas, é uma celebração

Primeiro sentaram-nos no jardim para provar alguns vinhos e depois seguimos para o jantar no restaurante Arcadas. O Hotel Quinta das Lágrimas faz 25 anos e, para iniciar os festejos, está a lançar um livro de receitas especial.

Além do bombom de licor beirão deitado numa espécie de pequena cama de pedras até ao coração de Inês de Castro feito de bolo de chocolate, experimentámos as entradas 100% Quinta das Lágrimas, com produtos que vão variando e que são plantados na própria horta do hotel. 

O Arcadas partilha mais de 50 de receitas no livro que promete ficar na história do hotel como uma das suas melhores obras de arte, além de desafiar a alcançar em casa as maravilhas que se podem experimentar.

Não é só um livro de receitas, é uma forma de celebrar a história do hotel, com as suas lendas inspiradoras dos seus jardins e a cultura gastronómica da zona Centro. O chef Vítor Dias, chefe dá a conhecer a intimidade da sua cozinha através das receitas que espelham o trabalho diário de diálogo entre o peso da tradição e a interpretação moderna de sabores de sempre.

O livro

Há uma magia em coisas que demoram o seu tempo. Miguel Júdice, Administrador do Grupo Quinta das Lágrimas, conta que o processo de criação do livro não foi em nada apressado. Cada fotografia teve uma encenação, é uma obra de arte. Habitualmente os livros de receitas fotografam-se em três dias, aqui levámos mais de cinco sessões.

A lente artística da fotografia é de Inês Mendes, Ananás e Hortelã, escolhida pela mestria em combinar ambientes gastronómicos rústicos e jogar com a luz em contextos soturnos. O resultado é uma produção fotográfica rica em contraste que espelha o ambiente único do hotel e restaurante e que, nas palavras da fotógrafa, conta a história dos seus pratos.

O livro, integralmente escrito em português e inglês, passeia-se pela História da Casa, recorda Dom Pedro e Inês de Castro e a A Rainha Santa Isabel, dá um salto até Os Jardins da Quinta das Lágrimas, sem esquecer A Riqueza Gastronómica da Quinta das Lágrimas e A Gastronomia do Centro de Portugal, numa verdadeira viagem histórica repleta de pormenores mágicos.

As receitas são de pratos da carta actual do restaurante e não houve pudor em incluir aqueles que já são cartão de visita como o Bacalhau com Feijoada de Cabeça de Coelho, a Barriga de Leitão Confitada e o célebre Coração de Inês de Castro, que serve de capa.

O livro está disponível pelo preço especial de lançamento de 20 €, no hotel e também por encomenda através do  reservas@quintasdaslagrimas.pt com envios para o mundo inteiro.

Pedro e Inês à Prova

As histórias não ficam por aqui. O Hotel tem ainda outra proposta que alia a experiência como Wine Destination Hotel ao storytelling e à procura crescente por experiências únicas: provas de vinho para ambientes tanto de festa como de teambuilding. A oferta contém três hipóteses: Inês à Prova, um passeio por vinhos mais leves e frutados, Pedro à Prova, que apresenta opções mais encorpadas, e Pedro e Inês à Prova, uma viagem pelos dois mundos. 

A experiência está disponível a partir de 25 € por pessoa e vem fazer companhia às propostas diferentes do hotel que vive os seus espaços ao ar livre como merecem. Num minuto podemos estar a tomar um banho de bosque e noutro a fazer um piquenique ao pé da fonte que testemunhou os amores de Pedro e Inês.

Texto: Ana Sousa Amorim
Fotos: Hotel Quinta das Lágrimas

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.