Nesta loja há Nutrição a Granel e não só

A Grão Natural deu lugar a outro negócio dedicado à venda a granel. À chegada da Nutrição a Granel, somos alegremente recebidas por Ana que nos explica como renasceu este espaço. Formada em nutrição funcional, durante a prática clínica percebeu que nem sempre era fácil para os seus pacientes seguirem à risca a dieta prescrita. 

Após ser mãe, descobriu que queria colmatar essa falha, contribuindo simultaneamente para uma vida mais sustentável da filha. Para dar resposta à dificuldade em adquirir um tipo específico de ingrediente ou à crescente necessidade de comprar pequenas quantidades para evitar desperdícios, surge então a Nutrição a Granel.

Reestruturada em tempos de pandemia, a decoração do espaço foi feita com materiais recicláveis, como os aventais da Ana e da Rita, ou adquiridos a produtores locais, como o tote bag de algodão orgânico, as paletes que servem de banco, bem como as almofadas.

Neste novo espaço, apesar de nem sempre serem biológicos, todos os produtos provêm, sempre que possível, de produtores nacionais. É o caso das ervas aromáticas, dos chás, massas e leguminosas. Os desidratados, as bolachas e granolas também têm origem portuguesa. A loja também tem artigos disponíveis apenas por encomenda, como o pão com farinha do moinho de pedra fermentado naturalmente.

Se ficaram com água na boca, mas têm doença celíaca, não se preocupem: a mercearia oferece diferentes produtos sem glúten, como bolachas, granolas artesanais, farinha e pão.

Visivelmente agradada com o que já conseguiu, Ana sublinha que a Nutrição a Granel quer ser uma mercearia que não faz concorrência direta a outros negócios locais, mas antes que se preocupa em apostar na qualidade da oferta. Pensando na sustentabilidade, disponibiliza produtos de higiene pessoal, como sabonetes e champôs sólidos, escovas de dentes de bambu, palhinhas de inox ou de bambu. Também vendem detergentes da roupa e da louça e amaciadores a granel.

Desengane-se, porém, quem pensa que esta é só mais uma loja a granel. No 2.º piso, também é possível cuidar da alma com terapias.

A Nutrição a Granel permite a prática de Yoga diferenciado, existindo o cuidado em agrupar as pessoas de acordo com o objetivo a trabalhar em cada sessão, sempre sob orientação de terapeutas que fazem parte da Federação Portuguesa de Yoga.

O Yoga para Crianças trabalha a concentração e a hiperatividade, já o Yoga para Adultos foca-se no stress e na ansiedade. A postura, a respiração e insónia são abordados no Yoga para Seniores e Adultos. A dona prevê ter outras terapias no futuro, como taças tibetanas, meditação ou Reiki.

Aqui também há lugar a diferentes workshops, que não estão todos virados para alimentação e nutrição: a programação é variada e faz valer uma visita à mercearia para descobrir mais.

A Nutrição a Granel fica na Rua Armando de Sousa, Lote 16 e está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e aos sábados, das 09h00 às 13h00.

Texto e fotos: Bárbara Oliveira
*A Autora usa o novo Acordo Ortográfico

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.