As docas de Coimbra estão de volta e há gelados com vista rio

Verão e sol ligam com ar livre e gelado. O Parque Verde do Mondego e as suas Docas, assim popularmente conhecidas, são um ótimo lugar para dar as boas-vindas à estação mais quente do ano. A reforma, feita pela Câmara Municipal de Coimbra, permitiu a reabertura dos edifícios fechados há 5 anos, na Avenida da Lousã.

À semelhança do que já acontecia antes das obras de requalificação, o espaço conta com diferentes negócios. Um deles é a gelataria Maggio, que aposta nos gelados artesanais, disponíveis em vários sabores desde o pistácio ao cheesecake, Kinder Bueno e muitos outros. Também têm bolos, salgados, doces conventuais, crepes, waffles e esperam ampliar a carta em breve.

A gelataria tem duas esplanadas. Uma é em frente à porta de entrada da Maggio, mesmo em cima do Rio Mondego, que nos permite apreciar a vista deste curso a que já chamaram Munda. A outra fica na lateral da gelataria e tem vista para o parque infantil, o que faz deste um sítio ideal para famílias. Que pais, avós ou outros cuidadores não gostam de tomar um café enquanto vigiam a brincadeira das crianças?

A gelataria está aberta das 10h às 22:30h e, até ao momento, só tem mesas do lado de fora do estabelecimento. No interior, destaca-se a decoração alegre que estimula a vontade de experimentar os gelados e doces disponíveis.

A Maggio é a primeira de quatro espaços previstos para abrirem nas Docas onde os estabelecimentos acabaram por encerrar na sequência de fortes prejuízos causados por cheias, há cerca de 5 anos. A requalificação teve início pouco depois e terminou no final de janeiro de 2021, com os prédios feitos em formato duplex, uma inovação dado que anteriormente tinham apenas piso térreo

Depois das obras de desassoreamento do Mondego, que implicaram a retirada de areia e pedras do leito do rio para  que as águas fluíssem livremente, o executivo declarou que não conta com cheias e garante que a construção foi feita de forma a permitir o funcionamento, mesmo em alturas meteorologicamente mais difíceis.

Os outros estabelecimentos das Docas foram adjudicados às empresas Renasceia – Hotelaria e Restauração Lda. e Rive Droite – Comércio de Restauração Lda., que se propõem a explorar um restaurante italiano e um gastrobar com sabores do mundo. Está previsto que os espaços abram este verão.

Texto: Fernanda Paçó
Fotos: Coolectiva

*A autora utiliza o novo acordo ortográfico

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.