Podem celebrar o Dia do Ambiente online, na praia fluvial e num novo parque infantil

É todos os dias, mas nunca é demais assinalar aquele que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Dia 5 de Junho é Dia Mundial do Ambiente e, a nível nacional, este ano evoca-se meio século da criação em Portugal do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a CNA-Comissão Nacional do Ambiente. Há uma sessão online de debate sobre os Desafios dos próximos 50 anos de política pública de Ambiente aqui, às 9h30, com este programa.

Em Coimbra, é apresentada a Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização e a Câmara Municipal comemora com 3 atividades de sensibilização e consciencialização ambiental, na praia fluvial do Rebolim, recentemente galardoada com a primeira Bandeira Azul.

A Ponta do Iceberg, Ecospot e Zoourbanidade são as iniciativas desenvolvidas pela SUMA. A primeira aborda a questão da poluição marítima e da saúde pública, são abordadas temáticas como a manutenção da limpeza urbana e o correcto encaminhamento de pequenos resíduos, como pontas de cigarro ou tampas de garrafas. Um técnico faz a sensibilização, com animadores mascotes, e são distribuídos sacos de algodão e braçadeiras, com informações sobre a problemática da poluição marítima e dos solos.

Numa estrutura, chamada Beatas v/s Caricas, há um registo de votação como factor de incentivo à correcta deposição de beatas e caricas nestes locais, uma vez que são resíduos altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais. 

No Ecospot, um pequeno auditório instalado no areal, há actividades, almofadões e lonas. A Zoourbanidade é a mais recente unidade móvel de sensibilização ambiental da SUMA, com inspiração no reino animal. Explora, através de metáforas inspiradas nos comportamentos da bicharada, conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.

Tem 3 zonas distintas de exploração (auditório, multimédia e sensorial) e uma bancada da cidadania, onde as crianças podem recomendar propostas de acção ao Ministro do Ambiente. As acções são desenvolvida em regime livre, salvaguardando todas as condições de segurança sanitária impostas pela pandemia COVID-19, das 10h às 13h e das 14h às 17h, dos dias 5 e 6 de Junho, Sábado e Domingo.

Polinizadores – Nova rede colaborativa

Dia 5 de Junho, às 16h, é apresentada a Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização. O evento é público e online, realizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em conjunto com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e inclui uma mesa-redonda dedicada a consciencializar para a importância dos polinizadores e para os serviços por eles prestados.

No comunicado oficial, Helena Freitas, professora catedrática da Universidade de Coimbra, diz que o papel essencial dos polinizadores tem sido reconhecido pelas entidades governamentais de todo o mundo, sendo urgente implementar ações para promover a investigação, avaliação e monitorização dos polinizadores, aumentar a consciencialização e transferência de conhecimentos, melhorar ferramentas de avaliação para apoio à tomada de decisão e implementar práticas amigas dos polinizadores.

Parques para miúdos e graúdos

Que sítio melhor para celebrar o Dia Mundial do Ambiente do que em contacto com ele? Acabam de ser inaugurados 4 novos parques infantis e 2 deles também geriátricos, públicos e ao ar livre, em diversas freguesias do concelho de Coimbra. Ficam na Quinta da Portela (Santo António dos Olivais), no Centro Social (Souselas), Torre de Vilela e Carvalheiro (São João do Campo). O primeiro inclui uma torre de actividades, uma zona com pequenos diques de água e a vegetação em volta também foi reforçada. 

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Coolectiva, Câmara Municipal de Coimbra, David Clode/Unsplash

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.