Tecnologia, arquitectura e cinema: há 4 eventos à espera das vossas ideias em Coimbra

Há quem tenha aproveitado os confinamentos para anotar ideias, desenvolver projectos ou mesmo decidir dar um novo rumo à sua vida por força, ou não, das circunstâncias. Aproveitaram ou simplesmente aconteceu e há espaços que querem receber essas ideias de braços abertos.  

Dos filmes, com as candidaturas para mais uma edição do Caminhos do Cinema Português, à arquitectura com o estimulante Summer Atelier CASA, passando por uma estreia: o novo Future City Challenge do Fikalab, laboratório de inovação da gigante tecnológica sediada em Coimbra, Critical Software.

Caminhos do Cinema Português

O festival de cinema regressa de 5 a 20 de Novembro, insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico. A organização procura a participação de todos os criadores com obras de produção ou co-produção portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior.

Inscrições até 15 de Setembro aqui, gratuitas até 31 de Maio para obras nacionais

Future City Challenge - Coimbra

Estão abertas as candidaturas à primeira edição desta competição que estimula o desenvolvimento de soluções que utilizem Internet of Things (IoT), promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro de Ecologia Funcional e o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária e o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra. Os participantes são desafiados a apresentar soluções inovadoras que permitam melhorar a
vida da população. As 10 melhores ideias recebem prémio de 250€ e são convidadas a desenvolver um protótipo, posteriormente apresentado a um júri. A ideia que mais se destacar recebe um prémio no valor de 5.000€.

Mais informações e candidaturas aqui, até dia 31 de Maio

Innovation Experience ou Summer Internship

A Critical Software também tem candidaturas abertas para programas de Verão para jovens universitários. Estudantes de engenharia podem escolher um de dois desafios: a oportunidade para experimentarem
novas tecnologias e desenvolverem protótipos no laboratório em Coimbra durante uma semana (de 12 a 16 de Julho); e um estágio de 4 semanas para aprender mais sobre as metodologias de trabalho desta área (de 19 de Julho a 16 de Agosto). Fundada em 1998, a Critical Software é uma empresa internacional de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.  Colabora com clientes internacionais em sectores tão diversos como espaço, aeroespacial, energia, defesa, finanças, telecomunicações e transportes e actualmente conta com mais de 900 colaboradores nos escritórios em Portugal, Reino Unido e na Alemanha.

As inscrições estão abertas aqui e decorrem até ao dia 31 de Maio.

CASA - Coimbra Architecture Summer Atelier

De 21 a 31 de Julho, o CASA pretende abordar diversas problemáticas da cidade de Coimbra, trabalhando o ambiente construído a partir do contexto social, arquitetónico e urbano. São ateliers de projecto nos quais os participantes, orientados por atelier tutors, desenvolvem propostas em relação aos temas que lhes são apresentados; e em conferências e debates nos quais serão expostos conceitos, ideias e obras, aditando novas valências arquitectónicas aos participantes, no sentido de densificar e aprofundar estratégias a desenvolver. A Edição 2021 tem o tema Emergence, com foco num contexto pós-pandémico e a (re)emergência da sincronia entre criar e habitar, a partir de estratégias operativas de design no território urbano de Coimbra e suas ocupações.

Inscrições até 15 de Julho e quanto mais cedo mais barato fica. Mais informação aqui.

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: Caminhos do Cinema Português, Luca Bravo/Unsplash 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.