Este concurso de jornalismo comunitário é para jovens interessados em alimentação sustentável

Até 31 de Março, quem tiver entre os 18 e os 25 anos e se interesse pelo tema da alimentação sustentável podem inscrever-se no Concurso de Jornalismo Cidadão da ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, em parceria com a FIAN Portugal e a Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (EAPN Portugal). O concurso visa sensibilizar e consciencializar os jovens e as jovens portuguesas para a construção de sistemas alimentares sustentáveis numa abordagem de direito humano à alimentação e nutrição adequada.

O 1.º prémio do concurso é uma viagem a Bruxelas, com despesas pagas, para entrega de documento de policy ao Conselho da União Europeia, incluindo uma visita ao Parlamento Europeu. O 2.º é uma máquina fotográfica e o 3.º prémio é um vale de compras em loja de equipamentos eletrónicos, livros e música.  Realizado no âmbito do Mecanismo de Subgranting do Projeto Presidência - Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo, o concurso é financiado pela União Europeia e promovido pela Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento.

A ideia é que cada participante escreva um texto original de 250 a 500 palavras e junte uma fotografia a cores ou a preto e branco em alta resolução, sobre o tema O que é uma alimentação saudável, justa e sustentável?. A ACTUAR acredita que o desafio contribuirá para o esclarecimento da opinião pública, estimulando a discussão de temas estruturantes na vida quotidiana dos cidadãos e cidadãs, usando as histórias e ideias que os próprios escolhem abordar.

Da pobreza aos direitos humanos, o direito à alimentação adequada, ameaças e violações e possíveis alternativas para a sua implementação, este é um espaço para jovens expressarem o seu ponto de vista nas matérias, enquanto se envolvem de forma prática na exploração de temas fundamentais da cidadania, criando narrativas com a sua própria voz e participando em processos de influência política. A inscrição no concurso é gratuita e obrigatória, faz-se através de um formulário disponível online, bem como o regulamento. Inclui uma acção de capacitação obrigatória com a duração de 4 horas, a decorrerem nos dias 3 ou 10 de Abril. Todos os trabalhos devem ser obrigatoriamente submetidos até às 23h de 25 de Abril. 

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: Bruce Mars/Unsplash

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.