Se apetecer mudar o disco temos 4 sugestões acabadas de estrear

À Deriva ou em jeito de Prelúdio, em português, inglês, castelhano ou sem uma única sílaba, atiradas com o rasgo do rock'n'roll ou murmuradas com a doçura da bossa nova, há quatro discos novos para descobrirem por estes dias e todos com ligação a Coimbra.

A pandemia levou muita coisa mas deixou intactas a inspiração e o talento de Luís Figueiredo, Lara Martins, Filipe Furtado e os The Twist Connection. Levantamos a ponta do véu dos trabalhos que já podem descobrir nas plataformas digitais, em CD e em vinil.

Lara Martins

Descola em grande com tangos de Astor Piazzolla e só pára nas Treze Canções de Amor: Se Você Compreendesse... de Camargo Guarnieri, mas passa por uma Trova do Vento que Passa, Com que Voz e Abandono, de Alain Oulman, e Duas miniaturas para Sophia, de Daniel Bernardes. Já podemos descobrir Canção, o álbum de estreia a solo de Lara Martins, a soprano portuguesa que durante anos brilhou no célebre Fantasma da Ópera, no West End de Londres, com quem conversámos há dois anos. Neste trabalho de estreia podem contar com um verdadeiro diálogo entre as influências clássicas e populares na composição dos últimos 100 anos e uma viagem através da cultura ibero-americana na música, guiados pela voz singular da cantora de Coimbra multi-premiada.

Luís Figueiredo

A forma como tratámos o som do piano tentou ser o mais íntima e fiel ao próprio instrumento possível e por isso tem uma sonoridade muito próxima (...) em que acho que se ouve quase a linha do meu raciocínio à medida que vou tocando, descreve Luís Figueiredo no vídeo de apresentação do novo disco a solo, À Deriva. Completamente improvisado, faz jus ao nome, é o resultado de duas deambulações do pianista pelas teclas de dois pianos distintos, uma gravada no Convento São Francisco, em Coimbra, e outra nos estúdios Arda no Porto.  A chancela é da Roda Music - Independent Music Label, etiqueta do próprio autor com dois outros músicos, nascida em 2019. O disco já está disponível no site e dia 26 de Fevereiro ficará também em todas as plataformas digitais.

Filipe Furtado

O novo single Prelúdio / Epigrama para uma Terceira Despedida é um poema de David Mourão-Ferreira e inspira o título do disco de estreia de Filipe Furtado, Prelúdio (2010), gravado na Blue House, em Coimbra. Leonor Arnaut acompanha o músico na voz e os dois arrastam-nos os corações pelas nuances da canção e da poesia, com um toque de brisa açoriana, de onde é natural o músico e radialista amador apaixonado por bossa nova, a residir em Coimbra desde 2010. Também já se encontram disponíveis outros dois temas: Uma coisa linda de morrer e Menina do Techno não samba.

 

The Twist Connection 

Reflexão negra - sem um pingo de nostalgia! - acerca dos erros de juventude que carregamos e de fantasmas que continuam a assombrar-nos vida fora, assim se lê na apresentação de Young Kid, novo single da banda de Coimbra, The Twist Connection. Depois do álbum Is That Real?, editado em 2020, Carlos "Kaló" Mendes, Samuel Silva e Sérgio Cardoso lançaram um vinil composto por Young Kid These Foolish Fears, o último com a participação especial da cantora Ruby Ann.  A edição é da Lux Records e já podem ver o vídeo de Young Kid, gravado no Elevador do Mercado, em Coimbra. 
 

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: Luís Figueiredo por Sofia Figueiredo

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: Luís Figueiredo por Sofia Figueiredo (

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: Luís Figueiredo por Sofia Figueiredo (

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: Luís Figueiredo por Sofia Figueiredo (

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.