Aproveitem o confinamento para (re)descobrir estes artigos da Coolectiva

Já lá vão quase três anos de artigos publicados diariamente na Coolectiva, sobre ou com ligação a Coimbra e à região Centro. Numa altura em que, por causa da pandemia de Covid-19, temos todos de ficar em casa e a resiliência é quem mais ordena, a leitura pode ser um óptimo bálsamo, sobretudo se for para revisitar aquelas pessoas ou lugares que adoramos ou descobrir aqueles e aquelas que queremos conhecer e não sabíamos.

Desde sessões fotográficas à conversa com músicos dos mais variados estilos de ou com ligação à cidade, até aos deliciosos relatos de visitas a restaurantes e passeios que não resistimos a partilhar como quem conta a um amigo, deixamos aqui uma selecção de alguns dos nossos trabalhos publicados ao longo dos últimos dois anos e meio, com uma piscadela de olho a todos os profissionais que os tornaram possíveis e um esperançoso: até breve. 

Coimbra Out Loud

Em 28 sessões do fotógrafo João Azevedo, desfiámos o novelo de histórias de 28 músicos de Coimbra, em Coimbra ou com grande ligação à cidade. Desde as incríveis memórias de Belarmino às aventuras da malta do rock, passando pelos percursos de intérpretes e copositores jazz, clássica, pop, fado ou hip hop. Nomes como Victor Torpedo, Inês Santos, André Sardet, João Farinha, Luís Figueiredo, Pedro Chau, Raquel Ralha, João Mortágua ou Luís Pedro Madeira fazem parte do rol.

LER AQUI

Explorar as Aldeias Históricas 

Quem gosta de caminhadas não pode perder um dos percursos que mais espelha Portugal: a Grande Rota das Aldeias Históricas (GR22), eleita uma das melhores da Europa pela Associação Europeia de Caminhantes. São cerca de 600 km de Natureza e História que ligam 12 Aldeias Históricas. Cada uma conta um pedacinho de como chegámos aqui e Inês Teixeira propôs trazer um cheirinho de cada uma delas. 

LER AQUI

Passeios

Quer seja para uma tarde, um fim-de-semana, 15 dias ou um mês, não nos cansamos de atirar sugestões incríveis na região para passar um bom bocado sozinhos, acompanhados ou com a família inteira atrás. Algumas até são experiências bem pessoais como o diário de viagem em bicicleta do Henrique, outras foram oportunidades privilegiadas guiadas pelo Turismo do Centro, entre muitas outras.

LER AQUI

Vamos à Baixa?

Quem é de Coimbra sabe que estamos sempre a ouvir  frases como a Baixa de Coimbra já não é o que era e já não há nada na Baixa, mas já pensaram o quão especial é comprar aquela lembrança que assinala um dia especial numa loja histórica que – digam o que disserem -, fica numa zona também muito especial da cidade? Não será isso que torna uma compra memorável? Em reportagens vídeo mostramos três clássicos ainda de portas abertas.

VER AQUI

Comes & Bebes

Não há assunto mais consensual. Sejamos curiosos e sedentos de novos sabores ou vaidosos do nosso património gastronómico, doceiro, vínico ou cervejeiro, é à mesa é que nos entendemos e onde perdemos horas das nossas vidas a alimentar corpo e alma. Temos mais de 200 artigos dedicados a restaurantes e tascas da cidade ou região, receitas, dicas, produtos ou aplicações úteis preparados especialmente para vocês.

LER AQUI

Com Papas na Língua

Aceitámos o desafio do chef Paulo Queirós para fazer uma série de entrevistas sobre o tema da gastronomia, a propósito de Coimbra ser Região Europeia da Gastronomia em 2021. Conversas bem condimentadas com personalidades de áreas  como o turismo, a cultura e História passando, claro, pela restauração e hotelaria, como Pedro Baptista, Luís Pato, José Luís Marques, Pedro Machado, Abílio Hernandez, Olga Cavaleiro e Guida Cândido.

LER AQUI

Miúdos

Podem não ser nossos leitores mas estão sempre no nosso pensamento, bem como quem cuida deles. Temos dezenas de sugestões, entrevistas, reportagens e dicas para quem tiver ou lidar com crianças e jovens na cidade e no resto da região. Desde um livro que mereceu o nosso destaque aos espaços e eventos a não perder, passando até por artigos escritos pelos mais novos na primeira pessoa.

LER AQUI

Acreditem ou não, há 100 razões que nos fazem gostar de Coimbra

No último dia de 2018, partilhámos as respostas que ouvimos aqui e acolá sobre prazeres triviais do quotidiano na cidade e encontrámos 100 razões que nos fazem gostar de viver em Coimbra. Achámos que valia a pena recordá-lo.

LER AQUI

Texto: Filipa Queiroz
Foto de capa: StockSnap/Pixabay 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.