Panquecas! Duas receitas fáceis para tempos difíceis

Com a volta do confinamento obrigatório, há que apelar à criatividade para cozinhar todas as refeições, para a família toda. Principalmente quando estamos a correr entre teletrabalho, tarefas domésticas e cuidados das crianças ou outros familiares. Por isso, trazemos duas receitas muito fáceis de fazer, veganas e aprovadas pela criançada.
Afinal, quem é que não aprecia uma panqueca quentinha e fofinha? Sem dúvida que é daquelas comidas reconfortantes e o melhor: super prática de fazer! A primeira é uma sugestão para um verdadeiro brunch em casa e a segunda é uma opção para dar fim nos restos de vegetais perdidos no frigorífico. 

Panquecas de banana fofinhas


Ingredientes: 

1 banana bem madura 
3/4 chávena de bebida vegetal sem açúcar, (ex. leite de arroz, aveia, soja, etc) 
1 colher de chá de xarope de ácer (pode substituir por xarope de agave ou arroz)
1 colher de chá de azeite ou óleo + mais para borrifar na panela
1 chávena de farinha de trigo 
1 ½ colher de chá de fermento em pó 
 

Instruções:

1. Numa tigela, amassem a banana descascada e adicionem a bebida vegetal, o xarope de ácer e o azeite. Mexam bem. 

2. Noutra tigela, misturem a farinha e o fermento. Adicionem os ingredientes molhados. Mexam até estar tudo misturado, sem exagerar – alguns grumos são aceitáveis! 

3. Deixem a massa descansar por alguns minutos. 

4. Borrifem uma frigideira com azeite e aqueçam em lume médio a brando. 

5. Deitem uma pequena concha da massa. Deixem cozinhar até o meio ficar com pequenos buraquinhos e os cantos firmes, depois virem com uma espátula. Deixem cozinhar do outro lado até ficar pronto. Elas devem ficar douradas dos dois lados. 

6. Repitam para todas as panquecas. 
 

Esta massa faz aproximadamente 6 panquecas. Ficam óptimas servidas com frutas, manteiga de amendoim, compotas, ou iogurte. Receita adaptada da Elephantastic Vegan

Panquecas Coreanas Jeon

Ingredientes para o molho:

3 colheres de sopa de molho de soja 
2 colheres de sopa de vinagre de arroz ou vinagre 
2 colheres de sopa de água morna 
1 cebolinha, cortada e em rodelas finas 
1 colher de sopa de açúcar 
1 colher de chá de óleo de sésamo torrado 

Ingredientes para as panquecas:

1 courgette pequena 
1 cenoura pequena 
¼ de cebola roxa média cortada em fatias finas 
2 cebolinhas cortadas em rodelas finas 
¾ chávena de farinha de trigo 
¼ chávena de amido de milho ou amido de batata 
2 colheres de chá de açúcar 
¾ chávena de água fria 
4 dentes de alho picados
Óleo de sésamo, amendoim, ou azeite q.b. para fritar

Instruções:

1. Preparem o molho: numa tigela pequena, misturem todos os ingredientes até que o açúcar se dissolva. Reservem ou preparem com antecedência e guardem num recipiente fechado no frigorífico por várias semanas. 
 
2. Cortem a courgette e a cenoura descascada em palitos, à mão ou num cortador de legumes. Misturem 1 colher de chá de sal e reservem numa peneira de malha fina colocada sobre uma tigela por 15 minutos. Apertem firmemente com a mão para extrair o excesso de líquido. 
 
3. Numa tigela grande, misture a courgette e a cenoura com ¼ chávena do líquido extraído dos vegetais. 
 
4. Adicionem a cebola, a cebolinha, a farinha, o amido, o açúcar, o alho e a água fria. Mexam rapidamente com uma colher até não restar mais farinha seca. Não misturem demais a massa, ela deve ser fina o suficiente para escorrer quando inclinarem a tigela. 
 
5. Aqueçam 2 colheres de sopa de óleo numa frigideira antiaderente de 20 a 25 cm em lume médio-alto. Adicionem massa suficiente para espalhar numa panqueca fina com as costas de uma colher. A receita faz cerca de duas panquecas de 25 centímetros, três panquecas de 20 centímetros ou várias panquecas menores.
 
6. Deixem a panqueca cozinhar, sem mexer, até que o fundo esteja firme, cerca de 2 minutos. Usem uma espátula fina para soltar suavemente a panqueca da frigideira, se ela estiver a colar. Continuem a cozinhar, girando a panqueca para encorajar o escurecimento uniforme até que o primeiro lado esteja bem dourado com algumas manchas mais escuras, mais 2 a 3 minutos. 
 
7. Usem uma espátula larga para virar a panqueca com cuidado. Continuem a cozinhar até que o outro lado esteja bem dourado, cerca de 4 minutos. 
 
8. Deslizem a panqueca para uma tábua de cortar e cozinhem a massa restante da panqueca, repetindo as etapas 3 e 4. Depois de cozida, cortem em fatias com um cortador de pizza ou faca e sirvam com o molho preparado. 
 
Nota: Esta receita é muito versátil e pode ser adaptada a outros vegetais que tenham disponíveis. Foi adaptada de uma publicada no New York Times.

Texto: Bia Farão
Fotos:  Pixabay, Elephantastic Vegan, Mauro Lima/Unsplash, David Malosh/New York Times, Igor Miske/Unsplash, Andrew “Donovan” Valdivia/Unsplash 

Mais artigos:

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.