Interessa-vos o projecto europeu? Há uma formação gratuita e inclui uma ida a Bruxelas

Viram o testemunho que Maria Manuel Leitão Marques nos enviou de Bruxelas? Pois a eurodeputada, com forte ligação a Coimbra, está a convidar aqueles que se interessarem pelo projecto europeu a mergulhar no mundo estrelado sob fundo azul e fazer-lhe uma visita para assinalar o início da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Maria Manuel Leitão Marques está a lançar a Geração Know – Formação sobre Assuntos Europeus, um programa que visa melhorar o conhecimento sobre as instituições europeias e os grandes desafios da União, como a transição digital, a crise climática, a ciência e inovação ou as questões de impacto social. A Europa está muito longe dos cidadãos e os cidadãos estão muito longe da Europa, mas este programa quer contrariá-lo, explicou a eurodeputada à Coolectiva. 

Esta distância é geralmente normal, porque estamos sempre mais perto da freguesia, do município, do Governo e só depois das instituições europeias, continua. Há um desconhecimento de como funcionam estas instituições e o que decidem, o que faz com que, muitas vezes, seja difícil de perceber o que é que a Europa tem a ver com as nossas vidas. Contudo, em dias como os que vivemos, é mais fácil de ver essa ligação, porque, por exemplo, sabemos que a vacina, não fora a UE, chegaria muito mais tarde ao nosso braço, e são esses exemplos que é preciso valorizar.

As inscrições para a iniciativa apoiada pelo Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) do Parlamento Europeu estão abertas e está previsto que decorra até Julho deste ano. Será uma oportunidade única para não só debater os grandes desafios do projecto europeu com especialistas nacionais e internacionais, num total de 48 horas de formação, como de visitar o próprio Parlamento Europeu em Bruxelas. Segundo a organização, serão utilizadas metodologias participativas e de storytelling e conteúdos construídos especificamente para a iniciativa, como debates e apresentações por responsáveis por projectos inovadores das diferentes áreas abordadas. 

As actividades serão predominantemente online. Há 20 vagas e os participantes são selecionados pelo percurso profissional, académico e de cidadania após o preenchimento de um formulário muito simples. O objectivo é que participem cidadãos das mais variadas idades e experiências de vida e profissionais, para terem histórias diferentes para contar a partir das suas experiências pessoais ligadas à Europa, e com elas construirmos um espaço de formação sobre assuntos europeus e as temáticas mais relevantes para o futuro da Europa, remata Maria Manuel Leitão Marques. Podem inscrever-se até 25 de Janeiro e têm toda a informação disponível nas páginas da iniciativa no Facebook, InstagramTwitter, onde também podem assistir a outra dimensão do projecto em que são referenciados vários projectos nacionais com financiamento europeu e destacadas iniciativas da Região Centro. 

Texto: Filipa Queiroz
Foto:Marius Oprea/Unsplash

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Francisco Roquette
22.01.2021

Considero uma ação positiva, na qual gostava participar
O conhecimento é enriquecedor