
Desde os incêndios de 2017, que pintaram de preto as paisagens verdes do vale do Alva, que a Sociedade Recreativa Penalvense organiza um evento pela valorização do interior, da natureza e da tradição, através da arte, da cultura e das pessoas. Sexta-feira, dia 22 de Fevereiro, a Semana Cultural de Penalva de Alva regressa, agora no formato online e depois de um interregno no ano passado, com Cá Dentro – Conversa sobre a relação entre cultura, despovoamento e organização do território interior português.
Os convidados são o músico Afonso Dorido, criador do projecto Homem em Catarse, que discorre sobre 17 localidades do interior no seu álbum Viagem Interior; Luís Sousa Ferreira, criador do festival Bons Sons, programador cultural no projecto Caminhos do Médio Tejo e director artístico do 23 Milhas.
Também Miguel Nascimento, investigador na área das Ciências Sociais e técnico superior na Câmara Municipal do Fundão e o realizador Tiago Cerveira, autor do projeto O Meio e a Gente, onde fotografa os lugares e os costumes da região da Beira Serra.
Em cima da mesa estarão questões como: pode a produção cultural ajudar a combater o despovoamento? Como pode a cultura desenvolver um território? A ideia é relacionar a cultura e a produção cultural com as problemáticas do despovoamento e da crescente desertificação do interior português, num espaço onde se trocam ideias e opiniões, abordando a cultura e o despovoamento a partir de várias perspectivas: a dos artistas, a dos produtores, a dos investigadores e a do público. A conversa é então dia 22, às 18h, na página oficial no Facebook.
Texto: Filipa Queiroz
Foto: Tiago Cerveira