Quem quer ajudar a eleger a árvore do ano?

Todos os anos é organizado um concurso para eleger a árvore do ano na Europa. Isso mesmo: a Árvore do Ano. A ideia é encontrar a árvore mais encantadora da Europa através de votação pública e o objectivo é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural das suas regiões, assim como a sua história na vida das pessoas e na comunidade que a rodeia.

De acordo com Rita Almeida, do Centro PINUS, em Portugal as 10 finalistas são excelentes candidatas ao título Europeu mas a associação que promove a sustentabilidade do pinheiro-bravo na floresta portuguesa tem uma favorita: O Bravo do Pinhal do Rei, que é um pinheiro-bravo com 125 anos e características únicas, localizado na zona costeira da Mata Nacional de Leiria, em São Pedro de Moel. O fantástico acerca deste pinheiro-bravo é que, devido aos fortes ventos vindos do mar, adoptou uma postura diferente e, em vez de crescer verticalmente, adaptou-se, não desistiu, arranjou forças e cresceu de forma diferente, junto ao chão.

Rita Almeida explica que a forma original do tronco fez com que a chamassem também de pinheiro-serpente mas apesar de incomum face à habitual na sua espécie, a forma até é frequente em pinheiros localizados nas zonas costeiras. O que distingue este exemplar é a longevidade, dimensão e composição estética única. Os troncos estendem-se por uma área de mais de 260m2. A forma torcida e ondeante faz dele um símbolo de resiliência, força e triunfo!, nota Rita. Se quiserem votar na Árvore do Ano de Portugal podem fazê-lo facilmente online até às 23h59 do dia 23 de Novembro. A vencedora concorre à votação para a Árvore Europeia do Ano 2021.

Como votar:
1 - ir a https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote
2 - seleccionar 2 árvores
3 - clicar em votar
4 - inserir o vosso e-mail
5 - Abrir a caixa de e-mail e clicar no link para validar o voto. 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.