10 (sim, 10!) opções para almoços “plant-based” em Coimbra

As razões para adoptar uma dieta vegetariana são várias, mas não há dúvidas de que o consumo de produtos animais contribui para exacerbar a crise climática. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a indústria da pecuária é responsável por 18% dos gases com efeitos estufas que experienciamos actualmente. Quem ainda não se sente pronto para deixar a carne por completo, tem alternativa. 

Pode começar por reduzir o consumo e optar por refeições plant-based, alimentos de origem vegetal, sempre que possível. A campanha Meatfree Mondays (em português Segundas-feiras Sem Carne) preconiza esta ideia. Outra sugestão, é aproveitar os almoços durante a semana, já que quase todos os sítios vegetarianos de Coimbra estão abertos apenas neste horário. Estes são alguns favoritos para almoçar, apenas três são estritamente vegetarianos.

Cozinha Consciente

A Coolectiva já publicou sobre este restaurante aqui. A culinária macrobiótica preza pelo equilíbrio e pela alimentação natural e saborear a comida neste sítio traz realmente uma sensação de bem-estar! No entanto, é preciso chegar cedo ou ter tempo para esperar ser servido. O menu (prato, sopa e chá) custa 10€.

Facebook
Morada: Galerias Topázio, Rua Olivença 12 54, 3000-017 Coimbra
Horário: 12h30 às 15h, fecha ao fim-de-semana

Restaurante Greenside

É o restaurante vegetariano mais antigo da cidade e também já foi visitado pela Coolectiva aqui. Serve um menu com preço muito acessível e comida gostosa. Vale a pena escolher uma mesa no jardim interior, um excelente refúgio para almoçar sossegado no meio de um dia corrido. 

Facebook
Morada: Rua das Parreiras nº 31, Celas - Coimbra
Horário: 9h às 16h, fecha ao fim-de-semana

BioEscolha

Além do supermercado, conhecido em Coimbra, este espaço tem um restaurante, actualmente sob o comando do chef brasileiro Rafael Bravo. A ementa diária inclui sopa, prato, sobremesa e sumo - tudo vegetariano e confeccionado com produtos biológicos. 

Facebook
Morada: Rua Bernardo Albuquerque nº 15B, 3000-072 Coimbra
Horário: 9h às 20h, fecha ao Domingo

Cafetaria Belo Horizonte

Neste lugar sentimos que damos um pulinho ali no Brasil. Os queridíssimos proprietários criaram o Menu Veg a partir de um prato favorito: pastel de vento (vegano ou de queijo) com arroz, feijão preto e salada. Juntando um guaraná, qualquer brasileiro se sente em casa! 

Facebook
Morada: Rua do Carmo, 3000-098 Coimbra
Horário: 7h às 19h, fecha ao Domingo

Luca Restaurante Café

Location, location, location... Almoçar em esplanadas é a melhor opção nos tempos em que vivemos e o Luca fica bem no meio da Praça do Comércio. Ou seja, arejadíssimo! Tem opções como saladas, massas e hambúrger, além de um menu de almoço. 

Facebook
Morada: Praça do Comércio nº60, 3000-116 Coimbra
Hprário: 10h30 às 18h, fecha ao Domingo

Coisas da Lena

Neste pequenino restaurante, há sempre uma opção ovo-lacto para o almoço. Comida portuguesa caseira, feita e servida com muito carinho pela proprietária. Os dias de Brás Vegetariano são a não perder.  

Facebook
Morada: Rua Sargento Mor nº8 a 12, 3000-179 Coimbra
Horário: 8h30 às 20h, fecha ao Domingo

O Pátio - Restaurante

Local tradicional na Baixa de Coimbra e mais uma óptima esplanada. Os pratos vegetarianos não constam no menu  mas servem alheira ou hambúrguer com acompanhamento à escolha. Sugestão: qualquer um deles com arroz de feijão e salada. 

Morada: Pátio da Inquisição nº26, 3000-221 Coimbra
Horário: 8h às 2h, fecha ao Domingo

Restaurante Sereia do Mondego

Há alguns anos costumavam fazer um caril de cogumelos que nem constava na ementa - quem diria que agora há toda uma secção só para quem dispensa a carne e o peixe? Os pastéis de massa tenra são maravilhosos. Acompanhados arroz de tomate, só cuidado para não dormir na secretária depois! 

Facebook
Morada: Rua Dr. Henriques Seco nº1, 3000-165 Coimbra
Horário: 9h às 22h30 | 9h às 15h30 ao fim-de-semana

Simone Coffee Shop

Este belo café, inserido no Hotel Tivoli, é um espaço aconchegante para almoçar, com mesas largas e cadeirões confortáveis. Serve refeições leves ou pratos mais completos, com diversas opções vegetarianas. 

Facebook
Morada: Hotel Tivoli, Rua João Machado nº4, 3000-226 Coimbra
Horário: 8h às 23h

Académico Café

Não poderia faltar uma opção na Praça da República! Entre os pratos vegetarianos, o hambúrger de feijão é delicioso (faz falta o tempo em que era servido no prato, com puré de cenoura). Difícil aqui é resistir a tentação de passar o resto da tarde na esplanada! 

Facebook
Morada: Praça da República nº 33, Coimbra
Horário: 11h às 3h | Sáb 12h às 3h, fecha ao Domingo

Por Bia FarãoCoimbraVeg 
Fotos: CoimbraVeg, @sereiadomondego, @simonecoffeeshop, @coisasdalena, @cafeacademico

Se gostaram talvez queiram ler também:

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.