A Green2You cresceu e floresceu na Rua dos Combatentes

Falámos da Green2You aqui mas, num ano, a loja cresceu e mudou-se para uma das principais artérias da cidade de Coimbra. A loja especializada em produtos ecológicos e sustentáveis, que até tem detergentes a granel, agora mora no nº67 da Rua dos Combatentes da Grande Guerra com montra para a rua, garagem, terraço e uma área dedicada a workshops. 

Fizemos um workshop sobre fraldas reutilizáveis para bebés, por exemplo, e lá fora temos aulas de ioga quando o tempo permite, diz Marta Lopes. A responsável assegura que tudo é feito com os rigorosos cuidados que a pandemia que vivemos exige e diz que oficinas de permacultura e mercados de trocas são outras actividades em carteira, além das oficinas relacionadas com os produtos à venda na loja, num apelo ao consumo consciente.

Desde chás a eco-cinzeiros, vernizes vegan, fraldas e copos e cuecas menstruais até rolos de cozinha reutilizáveis de algodão super absorvente - tudo o que se vê nas prateleiras de madeira da Green2You é perfeito para quem queira começar a reduzir a sua pegada e levar uma vida mais amigo do ambiente.

Se já estão a pensar nos preços, saibam que há artigos para todos os bolsos e convém não esquecer que aqui a aposta é na qualidade e durabilidade, em detrimento do barato e descartável. Vale a pena descobrir a loiça e produtos de uso comum inovadores como os copos colapsáveis e as garrafas isotérmicas, bem como os produtos de limpeza e de higiene femininos, masculinos, infantis e para animais de estimação totalmente ecológicos e muitos de marcas nacionais. 

As pessoas muitas vezes acham que é super difícil ser mais sustentável e na verdade não: trocar os guardanapos, os champôs e os saquinhos para as compras não custa nada, assegura Marta Lopes, ecologista praticante, enquanto nos dá a cheirar umas deliciosas velas artesanais que, só por si, transformam a loja num espaço bem aprazível também aos narizes que por lá passam.

Ao ritmo a que chegam coisas bonitas para vender, cresce também dentro de Marta Lopes a vontade de fazer com que Coimbra vá para a linha da frente no combate ao desperdício e fique a par com as últimas tendências da sustentabilidade urbana. Gostava que a Câmara Municipal fizesse um compostor comunitário. Se nas outras cidades existe, por que é que Coimbra não pode ter? A compostagem permite reduzir os resíduos domésticos e produzir fertilizante que depois é a utilizado nos quintais ou jardins. A Câmara Municipal de Lisboa instalou compostores comunitários em 4 freguesias onde fazer compostagem doméstica evita o encaminhamento para incineração de resíduos valorizáveis. 

São ideias como esta que podem ser partilhadas e, quem sabe, desenvolvidas na Green2You. Os workshops vão começar a ser gravados e disponibilizadas online, uma vez que o número de participantes é limitado nesta fase. A informação vai sendo disponibilizada no Facebook ou Instagram e, de resto, a loja está de portas abertas de 2ªa 6ª feira das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30. Ao Sábado encerra um pouco mais cedo mas também tem loja online. 

Artigo Patrocinado

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.