Sabiam que estão a dar bilhetes no Convento São Francisco?

Se por estes dias comprarmos um bilhete para um espectáculo no Convento São Francisco, em Coimbra, temos direito a outro de oferta. A medida de promoção da retoma de hábitos culturais faz parte de um pacote de 22 anunciadas pela Câmara Municipal de Coimbra para várias áreas afectadas pela pandemia de COVID-19. Entre as anunciadas para a área cultural e desportiva, estão também o adiantamento de 25% do valor médio dos subsídios concedidos, a abertura de uma segunda fase de candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Actividade Permanente para 2020 para o associativismo cultural geral e a manutenção dos apoios protocolados com as associações gestoras delegadas dos equipamentos culturais municipais independentemente da contingência das suas programações. A autarquia também se compromete a assegurar o pagamento aos agentes culturais dos contratos já celebrados - nomeadamente os relativos à programação municipal no Convento São Francisco - mediante recalendarização das programações e o reagendamento, visando reduzir o número de cancelamentos, do máximo possível de espectáculos, exposições e outros eventos culturais, condicionado à disponibilidade dos espaços e agenda dos artistas. 
Aqui encontram todas as outras medidas tomadas, nomeadamente nas áreas social e família, actividade económica e empresas. Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, informou que as medidas estão em permanente avaliação em função das necessidades e da evolução de todo este complexo processo mas que o objetivo é apoiar as famílias, as associações, as empresas e fortalecer a democracia.  A autarquia também já aprovou uma proposta que visa prorrogar, até 31 de março de 2021, a isenção de taxas pela ocupação do espaço público e de publicidade em todos os estabelecimentos comerciais do concelho - ou seja, as esplanadas ficam por mais uns tempos. Segundo a Câmara Municipal a medida, em vigor desde Abril, data de início do confinamento, permitiu aos comerciantes uma poupança global de 100 mil euros nos últimos seis meses. Outro facto que vale a pena destacar e celebrar é o de que a autarquia se tornou recentemente proprietária do prédio urbano sito nos números 1 e 3 do Largo do Poço, na Baixa da cidade, onde está instalado o Salão Brazil. O exercício do direito de preferência, numa transação de um milhão de euros, assegurou a continuidade da dinamização das actividades socioculturais do Jazz ao Centro Clube.

Orçamento de Estado 2021

À escala nacional, o ministro das Finanças apresentou a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021. Ficámos a saber que a ideia é que o IVA que pagarmos por despesas com restauração, alojamento e cultura nos primeiros três meses de 2021 fique disponível para ser gasto no trimestre seguinte, nessas áreas - a Páscoa deve ser a primeira época festiva a beneficiar do chamado IVAucher. Também que o Governo quer aumentar o número de funcionários das escolas, criar um subsídio extraordinário de risco para os profissionais de saúde que contactem directamente com doentes com COVID-19, um aumento extraordinário entre 6 e 10€ para os pensionistas com rendimentos mais baixos e o valor mínimo do subsídio de desemprego a 505€. Um novo apoio de raiz deve apoiar os trabalhadores independentes, do serviço doméstico e desempregados sem protecção social, a creche da rede pública e social gratuita para os filhos de pais cujo rendimento familiar se integra até ao segundo escalão do IRS e está prevista a contratação de 4200 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde e 261 para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Podem consultar tudo aqui

Texto e fotos: Filipa Queiroz Fotos: Convento São Francisco (Carlos Gomes, João Duarte)

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.