Têm ideias sobre o papel artístico e educativo do cinema?

Apesar das cirscunstâncias que conhecemos, o Caminhos do Cinema Português, festival de cinema de Coimbra, vai acontecer de 9 a 28 de Novembro. Ainda antes de divulgar a programação, o certame está a fazer uma call à participação no Simpósio Internacional Fusões no Cinema, que organiza desde 2015 e que, este ano, explora as dinâmicas da relação entre dois vectores de estudo do cinema: a arte e a educação.

Até 26 de Outubro, qualquer pessoa interessada por cinema e todos os agentes envolvidos no campo da arte, da educação e da cultura são desafiados a lançar um resumo dos seus pensamentos em por­tu­guês, inglês ou espanhol, até 500 palavras, para apresentar em Ponte de Lima (20 e 21 de Novembro) e Coimbra (27 e 28 de Novembro) no Simpósio Internacional, que é organizado em parceria com a Universidade Aberta (UAb), a Universidade de Coimbra (UC) e o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra.

Todas as propostas são alvo de dupla revisão por pares mas as comunicações mais relevantes, além de serem apresentadas depois são publicadas na revista científica Fusões no Cinema, que também aceita artigos de cinefilia, com recensões críticas sobre filmes e literatura fílmica, e artigos técnicos, colocando em evidência métodos de produção e o contributo tecnológico na produção de cinema. 

De acordo com a organização, no Simpósio o cinema é objecto de um duplo olhar: como arte-síntese e como materialidade de outras artes, por exemplo a literatura,  além de ser tratado como meio e ferramenta pedagógica, num contexto em que o ensino à distância e o teletrabalho se tornaram estruturas cruciais para a sociedade em que vivemos. Mesmo que não tenham nada a apresentar, todos os cinéfilos estão convidados a assistir, especialmente os educadores e docentes que usam pedagogicamente o cinema nas suas aulas. Se se sentem inspirados, as submissões são aqui: simposio.caminhos.info.

Texto: Filipa Queiroz
Foto: Eric Witsoe | Unsplash

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.