Está na hora de os pais e mães terem uma conversa sobre a pressa

Em média, uma mãe ou um pai passam 37 minutos por dia com o seu filho. Uma criança até aos 10 anos passa diariamente 8 horas na escola. Um recluso passa mais tempo ao ar livre do que uma criança em idade escolar. Uma criança ou um adolescente passam mais de 2h30 por dia diante  de um ecrã. Quem o diz é Pedro Strecht, citado pela Academia Pais Sem Pressa, o projecto da Academy4You, sediada em Coimbra, especificamente para pais interessados em tirar o pé do acelerador e abrandar o ritmo para reflectir sobre a importância do tempo na relação entre pais e filhos. Dia 18 de Outubro, há tertúlia gratuita nas instalações do Centro de Estudos Nota 5, em Coimbra.

É fundamental saber parar, reorganizar e definir novas rotinas que permitam a conciliação dos inúmeros desafios diários, nas diversas esferas da nossa vida: pessoal, profissional e familiar, defende Sofia Pereira, fundadora da Academy4you, educadora parental em Disciplina Positiva e associada e voluntária do Slow Movement Portugal. À formação em Serviço Social e Análise e Intervenção Familiar, junta a vida de empreendedora especialista em work-life balance e mãe - não necessariamente por esta ordem. Como equilibra tudo? Através dos princípios de Slow Parenting e Disciplina Positiva, ou seja, de uma vivência da parentalidade de forma consciente, colocando o foco na satisfação e alegria de viver em família e não na perfeição.  

O momento actual

Numa altura em que pais e profissionais de educação de todo o país e do mundo se vêm a braços com o início deste ano lectivo atípico, ainda em plena pandemia de Covid-19, Sofia Pereira sugere a todos que respirem fundo e vejam a luz ao fundo do túnel. O desafio está em reprogramar-mo-nos, diz a profissional. Sofia Pereira explica que o conceito não é o de que devemos andar todos mais devagar o tempo todo mas sim o de conseguir o equilíbrio e a percepção de quando podemos andar mais depressa e quando podemos andar mais devagar, em vez de ser tudo a um ritmo desordenadamente acelerado. A Academy4You tem vindo a transmitir conversas sobre estes temas via streaming na página no Facebook e mantém as consultas individuais e workshops online, com participantes de várias idades e de todo o país, inclusive Madeira e Açores. Cerca de 80% são mulheres mas além de pais, especificamente na Academia Pais Sem Pressa, temos clientes de várias áreas profissionais, explica a formadora e coacher. 

 

Tertúlias

Sofia Pereira defende que o tempo de qualidade com as crianças e jovens não tem de ficar apenas para os fins-de-semana e as férias. Nas tertúlias mensais, pais podem partilhar e reflectir em conjunto sobre estas e outras questões relacionadas com a gestão do seu dia-a-dia e a parentalidade. Nesta altura é habitual os pais começarem a entrar em piloto automático, diz a profissional que conduz a tertúlia presencial Pais Sem Pressa - A importância do tempo na relação pais-filhos, marcada para as 11h, no dia 18 de Outubro. É organizada pela Academy4you com o Centro de Estudos Nota 5 e terá cerca de 1h30 mas apesar de ser gratuita só podem participar 10 pessoas, por isso quem quiser deve inscrever-se até ao dia 16 de Outubro, preenchendo este formulário. Na sessão é lançado um programa de 10 sessões online e o centro também tem outros workshops agendados com temáticas específicas que podem consultar aqui. O preço dos workshops é de 30€ por sessão. 

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Unsplash e Academy4You

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pedro Pires
10.10.2020

Parabéns colectiva!!! Que pedrada no charco do marasmo 😃