
Dia 1 de Outubro é Dia Mundial da Música, por isso o fim-de-semana começa mais cedo e bem recheado de concertos, um pouco por toda a cidade de Coimbra. Daqueles integrados no ciclo Correntes de Um Só Rio, com destaque para a passagem pelo Convento São Francisco do músico cabo-verdiano Tito Paris e um espectáculo para os mais novos sobre Amália Rodrigues, até ao Salão Brazil que finalmente reabre portas depois do silêncio forçado provocado pela Covid-19.
Todos os cuidados são poucos porque a pandemia mantém-se activa e as notícias dos desenvolvimentos relativamente aos contágios não são animadoras, mas se todos fizerem a sua parte, há-de correr tudo bem. Além da música, há fotografias do célebre fotógrafo Sebastião Salgado para ver na Baixa de Coimbra e teatro para os miúdos em Taveiro. Além destes nossos destaques, já sabem que podem encontrar facilmente tudo o resto na nossa Agenda de eventos, actualizada diariamente.

Assim Devera Eu Ser
Integrado no ciclo Correntes de Um Só Rio, Catarina Moura, este é um concerto ilustrado por Celina da Piedade, Sara Vidal e Ricardo Silva, que desafia os espectadores a aprenderem as cantigas da Amália, a menina bordadeira e da Amália, mulher fadista. É para maiores de 3 anos.
Quando? 3 de Outubro às 16h
Onde? Convento São Francisco, Coimbra
Quanto custa? 5€ (com descontos), mais informação aqui
Tito Paris e Fado Hilário
A Serenata Patrimónios, do ciclo Correntes de Um Só Rio, é dedicado à Morna, proclamada em 2019 como Património Imaterial da UNESCO. A celebração junta Tito Paris e Fado Hilário, unindo Cabo Verde e Coimbra num espectáculo único.
Quando? 1 de Outubro, 21h45
Onde? Antiga Igreja do Convento São Francisco, Coimbra
Quanto custa? Gratuito, obrigatório levantar previamente os ingressos na bilheteira, entre as 15h e as 20h


Artur Entre Paredes
Paulo Soares e Rui Poço recordam a genialidade do músico, no ano em que se assinalam 40 anos do seu desaparecimento.
A Voz da Guitarra
Espectáculo do actor Rui Damasceno e o guitarrista Simão Mota, numa coprodução da Cooperativa Bonifrates e da Associação Fado Hilário criada especialmente para esta edição do festival.


IN.DIA
Uma digressão na Índia serviu de inspiração para um espectáculo baseado em temas originais e arranjos até agora inéditos de Hugo Gambóias e Diogo Passos.
Dia Mundial da Música
A Orquestra Clássica do Centro assinala o Dia Internacional da Música com um concerto do quarteto de cordas, obras de compositores com Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart ou José Afonso e comentários de Alexandre Linhares Furtado.
Quando? 5ª feira, dia 1 de Outubro às 19h
Onde? Pavilhão Centro de Portugal, Coimbra
Quanto custa? Entrada gratuita mas sujeita a reserva prévia através do telefone ou email da OCC


Festa da Música
Ciclo de pequenos concertos com a colaboração do Coletivo CAIS e a participação de Vânia Couto (dia 1), Sete Pés (dia 2), Arcos de Almedina (dia 3) e BAA Jazz Trio (dia 4).
Êxodos, Sebastião Salgado
Fotografias de Sebastião Salgado estão nas montras de lojas da Baixa, em 5 percursos temáticos na Rua da oeda, Rua da Louça, Rua do Corvo, Rua das Padeiras e Rua Adelino Veiga.


Face a Face - O Passado e o Presente
Criada a partir da Colecção Municipal e da Colecção Telo de Morais, é uma exposição que reflecte a evolução simbólica, técnica e estilística da representação do rosto humano ao longo dos últimos cerca de 150 anos.
Stretto, Romulus Neagu com Ulrich Mitzlaff
Inspirado e influenciado pela obra do poeta Paul Celan, é um espectáculo que procura um alinhamento de vivências individuais transformadas num amontoado de sensações físicas e afectivas, criando um espaço comum de observação, pesquisa e reflexão artística e pessoal, onde os intervenientes partilham e aprofundam pensamentos transversais, através de um universo performativo, mergulhando no universo de Celan. Está integrado na programação do Ciclo Cultural Mimesis, da Universidade de Coimbra.


Velhos São os Trapos, Atrapalharte
É uma comédia musical que fala de exclusão social na melhor idade e dos problemas da velhice e das suas consequências mas sempre com muito humor e música.
Tomás Marques Quarteto | Prémio Jovens Músicos 2019 (Jazz Combo)
Tomás Marques no saxofone, Samuel Gapp no piano, Rodrigo Correia no contrabaixo e Diogo Alexandre na bateria têm tocado com os maiores nomes do jazz português e cada vez mais solidificando estes novos nomes no Jazz em Portugal. À volta de um jazz moderno e cheio de influências, tocam composições do saxofonista.

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Câmara Municipal de Coimbra, Convento São Francisco, Centro Cultural Penedo da Saudade, Filipa Queiroz, Galeria Municipal de Coimbra, Atrapalharte, Salão Brazil