Elas vão fazer uma batalha poética em Coimbra

Sim, leram bem. No Sábado, dia 5 de Setembro, o Largo de São Salvador vai ser palco da 1ª batalha de poesia falada de mulheres - cis e trans* - no país. Chama-se Slam das Minas (que é como quem diz meninas) e é uma batalha de poesia oral, em que as poetas se apresentam com poemas autorais e são avaliadas por um júri, também totalmente feminino, tal como toda a equipa de criação, produção e apresentação. Por quê? Para fortalecer a poesia de autoria feminina, lê-se no emial enviado à nossa redacção. Elas perceberam que apesar de terem óptimos poemas, os ganhadores dos Slams eram, normalmente, homens. 
O Slam das Minas está marcado para as 20h e é organizado pela SESLA, UMAR Coimbra e as Repúblicas Marias do Loureiro e Rosa Luxemburgo. A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente através do email geral@sesla.org ou in loco, na hora do evento. A competição acontece em 3 etapas: as poetas inscritas apresentam as poesias - cada poema só pode durar, no máximo, 3 minutos -, as que tiverem notas mais altas classificam-se para a semi-final e duas vencedoras travam a batalha final. Quem ganhar garante uma vaga na final nacional do Poetry Slam Portugal 2020, O Som da Palavra. 

Slam das Minas  

A investigadora, activista e performer Maria Giulia Pinheiro (na foto) vai ser a apresentadora do Slam das Minas, dia 5 de Setembro no Largo de São Salvador. A poeta ficou em 4º lugar na Copa do Mundo de Poetry Slam 2020 e já ministrou um Sarau das Minas e uma oficina de palavra falada em Coimbra. Segundo a organização, no mundo do Slam, antes de as participantes começarem há um poema calibragem que é uma performance realizada para exemplificar o que é Slam e calibrar as notas do júri. Luciana do Carmo, vencedora do PoetrySlam Coimbra em 2017, vai ser quem vai apresentar esse poema calibragem no Slam das Minas deste Sábado. 
 
O Festival Poetry Slam Nacional de Portugal 2020 reúne slamers de todo país e também vai acontecer em Coimbra, Novembro. Os concorrentes são femininos e masculinos e o vencedor ou vencedora ganha uma vaga na Copa do Mundo de PoetrySlam, que acontecerá em Paris, em 2021.

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Sofia Dias, Oficina Palavra Falada

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.