5 bons programas musicais para esta semana

A primeira semana do mês é a última oportunidade para Dar a Ouvir Paisagens Sonoras da Cidade. Trata-se de uma exploração criativa das paisagens sonoras pelas artes que nos desafia a conhecer e pensar o mundo através da escuta. Na edição deste ano, o tema abordado é o impacto da acelerada transformação das paisagens sonoras em comunidades humanas e não-humanas. 

Assim, lançamos o desafio de explorarem as instalações sonoras, os passeios sonoros, performances e visitas guiadas no Convento São Francisco, e ainda de se envolverem num final de tarde nos Jardins da Quinta das Lágrimas, num concerto de homenagem a Bernardo Sassetti.

97200 Anos

Luís Antero, Luís Pedro Madeira e Quiné Teles lançam perguntas e trilham respostas: Será que quando o lume varre montes e aldeias também lhes leva o som? Será que os sons dos lugares também ficam marcados pelo negrume? Partindo do mito da Fénix, que se renova a cada 97200 anos, vamos escutar as Aldeias do Xisto antes e depois dos grandes incêndios. Através dos muitos sons que as habitam, iremos ouvir como renasceram. Será esse o nosso trabalho maior: o de gravar a marca dos incêndios. Quais as paisagens sonoras que agora se escutam? 

Quando? 2 de Setembro, às 21h30
Onde? Antiga Igreja do Convento São Francisco
Quanto? Bilhetes à venda na bilheteira do Convento São Francisco

Passeio sonoro

Com recurso a leitores de áudio e auscultadores, os participantes neste passeio sonoro são também performers e vão fazer o percurso, físico e sonoro, entre a Igreja da Rainha Santa, em Santa Clara, e a Igreja de Santa Cruz, já na Baixa de Coimbra. Pretende-se com este exercício criativo, ao mesmo tempo imersivo (no som e no espaço) e reflexivo (o próprio percurso que é utilizado pelos peregrinos), um contacto profundo com uma das figuras icónicas da cidade de Coimbra e, igualmente, um contacto com a própria cidade na sua dimensão acústica. O que nos dá a ouvir a cidade quando envolta num acto de fé? Este pode, perfeitamente, ser o mote para este passeio sonoro/performance Os Sons de Isabel. 

Quando? 3 e 4 de Setembro, às 18h30
Onde? Convento São Francisco
Quanto? Bilhetes à venda na bilheteira do Convento São Francisco

Sublumia

Henrique Fernandes e Jorge Quintela, juntamente com Gustavo Costa e João Ricardo são os responsáveis por uma instalação composta por um conjunto de objectos sonoros e dispositivos visuais, distribuídos pelo espaço do Reservatório da Patriarcal, que facilitam a relação simbiótica entre o emissor/objecto e o receptor/espaço. Os objectos que integram esta instalação utilizam a captação sonora e projecção de luz de e sobre diversos líquidos e elementos electromecânicos, como pequenos motores, bombas de ar e dispositivos de indução sonora.

Quando? 5 de Setembro 5, às 17h
Onde? Convento São Francisco (Antiga Igreja)
Quanto? Entrada gratuita, mas sujeito a inscrição

Sasseti – 50 Anos

Em homenagem ao pianista e compositor, este concerto comemora o 50º aniversário do nascimento de Bernardo Sasseti, e conta com a participação de grandes amigos que com ele tocaram e partilharam o palco. Ao Trio Paulo Bandeira, formado pelo baterista Paulo Bandeira e por dois pilares do jazz em Portugal, João Paulo Esteves da Silva (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo), juntam-se dois convidados especiais: o fadista Camané e João Moreira, um dos melhores trompetistas nacionais, num fim de tarde de excelente qualidade musical.

Quando? 5 de Setembro, às 18h30
Onde? Jardins da Quinta das Lágrimas
Quanto? €16,16

CEM PORTAS

Este evento celebra a entrada na nova temporada do Convento São Francisco, com uma programação centrada na música e nas artes performativas e visuais. Pulsat Percusssion Group (dia 4, às 21h30, na antiga igreja do Convento), Fado ao Centro (dia 4, 23h, na Caixa de Palco), Noiserv (dia 6, às 18h30, na Caixa de Palco) e Tó Trips (dia 6, 19h30, no Café Concerto Coimbra) são os destaques na área da música. Nas artes visuais é de assinalar um cine-concerto realizado pelo serviço educativo da Casa da Música (dia 5, às 21h30) e o novo circo pela Companhia Radar 360º (dia 5, às 22h30).

Quando? 4 a 6 de Setembro
Onde? Convento São Francisco
Quanto? Bilhetes disponíveis na bilheteira do Convento

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Convento São Francisco, Fundação Inês de Castro e Município de Coimbra

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.