Que tal uma caminhada de lua cheia?

Anotem a data e organizem a agenda para uma caminhada surpreendente, com direito a pôr do sol seguido de um percurso nocturno através da fantástica zona sul da Foz do Arelho, ao longo do mais extenso sistema lagunar da costa portuguesa. O encontro está marcado para o dia 2 de Setembro, com início às 19h, para uma noite diferente que vai ter como pontos altos a Lagoa de Óbidos, a ídilica Praia do Gronho e os pinhais em redor.

Trata-se de uma proposta da Green Trekker que, ao longo de todo o ano, organiza programas para todos os que querem fazer caminhadas, desde montanhistas experientes a quem tem o desejo de se aventurar na busca do desconhecido pela primeira vez.

De Norte a Sul deste nosso deslumbrante rectângulo, é possível calcorrear trilhos costeiros, mergulhar em serras e vales, espreitar baías e cascatas, rios e florestas, e até há percursos urbanos, de observação de street art. Cada evento pode demorar umas horas, um fim-de-semana ou ser uma expedição de alguns dias. Os percursos têm diferentes níveis de dificuldade e o calendário de aventuras pode ser consultado na agenda.

Os guias contam com muitos anos e milhares de kms de experiência de montanhismo e pedestrianismo, têm formação base de socorrismo e todas as actividades e participantes estão cobertos por seguro. A Green Trekker é uma empresa que está devidamente reconhecida como um projecto de Turismo de Natureza pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade para desenvolver actividades dentro das Áreas Protegidas e pelo Turismo de Portugal.

Caminhada de lua cheia

Esta sugestão é acessível a todos, incluindo crianças a partir dos 10 anos, que, mesmo não tendo grande preparação física, estão de boa saúde física e estão habituados a caminhar. O percurso de 11 km tem uma duração aproximada de 3h30m e pode contar com alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso pode ser mais difícil e acidentado. Em alguns casos as distâncias a percorrer podem ser maiores mas a dificuldade técnica será reduzida.

A participação tem um custo de 10€ por pessoa; o transporte até ao ponto de encontro e outras refeições são da responsabilidade de cada participante. As inscrições são feitas na página do evento.

Percurso

Partindo do ponto de encontro, em frente ao restaurante Rio Cortiço Lagoa (Bom Sucesso, Óbidos), a caminhada faz-se em direcção ao oceano para observar o pôr-do-sol junto à falésia da Rocha do Gronho, de onde alcançam uma visão impressionante da costa que se estende entre Peniche e a Nazaré. A partir daqui – e tendo sempre como pano de fundo a imensa Lagoa de Óbidos – o percurso continua para a poça da Ferraria, alternando entre a Praia do Bom Sucesso e a ecopista que ladeia a margem esquerda daquele que é o mais extenso sistema lagunar costeiro do litoral português. O regresso ao ponto de encontro será feito através de algumas manchas de pinhal da zona, com passagem pela pitoresca aldeia da Lapinha e pelos vários ancoradouros que servem de abrigo aos últimos pescadores da lagoa.

O que devem levar

Água (1,5L), chapéu, protector solar e roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel, lanterna ou frontal e repelente para os mosquitos.

Não se esqueçam também do vosso kit de protecção individual (máscara e álcool gel). Embora a máscara não seja de uso obrigatório ao ar livre, pode ser necessário em caso de um acidente em que seja precisa uma maior proximidade entre os participantes e o guia.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Banco de imagens e Green Trekker

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.