Há novidades na zona das docas de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) divulgou estar concluída a obra de requalificação e ampliação das docas do Parque Verde do Mondego, já sendo possível circular junto ao rio e utilizar as novas instalações sanitárias, no período entre as 9h e as 19h.

Nesta zona da cidade, foram ainda renovados 4 estabelecimentos de restauração, bebidas, confeitaria/gelataria ou afins que passaram a ter dois andares. Os procedimentos de contratação pública para a atribuição do direito de exploração estão em fase final e caberá agora aos concessionários equipar e decorar os espaços que poderão abrir brevemente.

Atrasos nas docas

Em nota de imprensa, a CMC explicou as razões dos contratempos nas obras de requalificação e ampliação das docas: em Janeiro de 2019, o executivo municipal teve que tomar posse administrativa da obra, rescindir o contrato com o empreiteiro que venceu o primeiro concurso público, aplicar sanções e executar as garantias, porque esta empresa não tinha concluído os trabalhos dentro do prazo contratualmente previsto. As obras foram retomadas no dia 30 de Setembro de 2019, pela empresa Veiga Lopes, S.A. (que venceu o segundo concurso público), depois do projecto de execução ter sido reformulado pelo ateliê do arquitecto Camilo Cortesão, que também desenhou o edifício original. A intervenção representa um investimento de um milhão de euros.

Esta nova empreitada passou por concluir a obra que estava em curso. Assim, foram construídos 4 novos módulos na cobertura do atual edifício, que passou a ser duplex, estando também prevista a instalação de esplanadas. Os 4 volumes vão ter escadas e sistema elevatório de ligação entre os pisos, com um novo acesso público ao piso térreo, onde cada uma das 4 concessões passa a dispor de instalações sanitárias. As cozinhas foram recolocadas no piso superior, mantendo uma simples copa de apoio, arrecadação e compartimento de lixos no piso térreo. Ao mesmo tempo, as casas de banho públicas existentes foram recuperadas.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Município de Coimbra

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.