Esta é a aldeia criativa do centro do país

A aldeia do xisto da Cerdeira fica num pequeno vale na Serra da Lousã, a 700m de altitude. Com uma história de cerca de 300 anos, foi construída por agricultores que ali desenvolviam a sua actividade para sustento das famílias. Em meados do século XX, com o abandono da actividade agrícola, este local corria o risco de desaparecer até que, em 1998, Kerstin Thomas e Bernard Langer começaram a recuperar algumas das casas da aldeia. Ambos artistas e estudantes da Universidade de Coimbra, descobriram a aldeia por mero acaso, num dos seus passeios pela serra.

Mais tarde, em 2000, Natália e José Serra, amigos que tinham conhecido ainda em Coimbra, juntaram-se no esforço de recuperação. Aos poucos, o projecto Cerdeira Village foi ganhando forma e sentido e, a partir de 2006, deu os primeiros passos na programação cultural com a organização do primeiro festival de artes Elementos à Solta. Em 2012, arrancou o projecto Cerdeira Village que, em 2018, se transformou na Cerdeira – Home for Creativity.

Aldeia

A Cerdeira integra a rede das Aldeias do Xisto e apresenta-se como uma aldeia de artistas que acomoda em residências artísticas mas tem sempre os braços abertos para receber hóspedes que queiram participar nas actividades do projecto Cerdeira – Home for Creativity. Existem 9 casas tradicionais de xisto onde podem passar férias e onde muitos artistas de todo o mundo ficam alojados em busca de inspiração.

Experiências criativas

Inspiradas em técnicas tradicionais, estas experiências trazem uma abordagem moderna. Não é necessária qualquer experiência prévia, já que o único requisito é que todos os participantes se divirtam.

Cada experiência tem a duração de 2h30m e um custo de €35/pessoa. Crianças até aos 11 anos podem participar por €25, desde que acompanhadas por 1 adulto pagante.

Figurado em cerâmica | Recorrendo a diversas técnicas de modelação, vão criar invulgares e divertidas figuras em barro que poderão levar para casa ou deixar no atelier para serem depois cozidas no forno de cerâmica.

Iniciação à Roda do Oleiro | Aprendam a focar, centrar e puxar pelo barro usando uma roda de oleiro.

Workshop de Cozinha Regional | Temperar a carne para a chanfana, colocá-la nas caçoilas de barro negro, acender o forno tradicional a lenha e cozer durante 4 horas. No final, come-se!

Compota em família | Esta é uma actividade para todas as idades. Os formadores vêm ter à casa em que estamos alojados e ajudam-nos a confeccionar uma compota caseira com fruta da época. Enquanto a compota está a ferver, preparam-se umas bolachinhas simples no forno, para provarmos com a compota quando estiver pronta. 

Eventos

Como a Cerdeira é muito mais do que um local de férias e de experiências, ao longo de todo o ano acontecem diversos eventos que marcam as diferentes estações do ano num ambiente único rodeado pela natureza. Falamos da Caça aos Ovos na altura da Páscoa, da celebração do Dia de São Martinho, da Oficina de Doces de Natal e da Semana Criativa de Verão.

Semana Criativa de Verão

Entre os dias 22 a 27 de Agosto, a aldeia da Cerdeira vai acolher participantes numa semana de liberdade na natureza, com experiências de criatividade e de aprendizagem.

Existem pacotes de experiências com condições especiais e o programa inclui actividades que prometem agradar a miúdos e graúdos.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Cerdeira - Home for Creativity

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.