Nesta plataforma podem comprar manuais escolares a metade do preço

Este ano, apesar da gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do ensino público, o projecto da startup de Coimbra The Loop Co. alia a vertente sustentável da reutilização dos livros à poupança. Podem comprar manuais escolares a metade do preço, têm mais de 10 mil exemplares disponíveis do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.

Já falámos aqui da Book in Loop, uma plataforma que trata de reutilizar livros e promover hábitos de consumo sustentável junto dos portugueses, criada em 2016. Desde então já deu uma segunda vida a mais de 300 mil livros em Portugal. Terá sido a escolha de 5 mil famílias só no último ano, segundo a start up que faz parte da The Loop Co., também detentora da Babyloop de venda de produtos usados de bebé.

Para adquirirem os livros usados, basta inscreverem-se e comprarem os manuaisem no site que depois são entregues ao domicílio. O cofundador da startup, Ricardo Morgado, diz num comunicado que, mesmo louvando a iniciativa do Estado, que, desde o ano passado, tem prosseguido este caminho, querem continuar a ser uma alternativa para as cerca de 200 mil famílias que não são abrangidas pela medida e para aquelas que preferem ser donas dos seus próprios livros. 

Ao contrário do que é habitual, este ano o processo inicia-se pelas compras, sendo que, para garantir todas as medidas de higiene emanadas pelas autoridades de saúde, só se existir necessidade de reforçar o stock será aberta  a possibilidade de vender manuais em segunda mão. 

Espanha

Este ano a Book in Loop chegou ao mercado do país vizinho, onde está em funcionamento em todo o território continental, com mais de 2 mil lojas da rede Corréos, onde é possível entregar os livros para serem vendidos na plataforma. A Book in Loop surgiu como uma solução inovadora de economia circular e desenvolveu, nos últimos 4 anos, um processo logístico e tecnológico para promover e auxiliar as famílias na reutilização de manuais. Este ano, em virtude do contexto pandémico, o já habitual controlo de qualidade dos livros, certificado pela Universidade de Aveiro, vai ser completado pelo rigoroso cumprimento de todas as normas de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Book in Loop

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.