Procuram zonas para actividades náuticas, mergulhos e gastronomia?

O Verão segue a velocidade de cruzeiro e os dias longos pedem que cada hora se aproveite ao máximo. Com as incertezas que caracterizam estes tempos de pandemia e o Outono ao virar da esquina, o mote possível é mesmo carpe diem (expressão latina que significa aproveita o dia).

Muitos portugueses alteraram os seus planos de férias, tanto em relação à duração (em vez de irem duas semanas, optaram por ir menos dias) mas também ao destino: trocaram-se muitas viagens ao estrangeiro pelo turismo interno e também pelo turismo na própria região.

O que são estações náuticas?

Através da consulta da rede das Estações Náuticas de Portugal, é possível identificar os vários locais que se encontram certificados e, em cada um deles, explorar todas as informações para fazer uma visita bem planeada: investigar mais sobre a região, saber que experiências ou actividades náuticas podem ser praticadas (canoagem, caiaque, wakeboard, passeios de barco, pesca desportiva, mergulhos, stand up paddle, windsurf, kitesurf, vela, remo, surf, entre outras), mas também quais os pontos de interesse e informações sobre gastronomia e alojamento.

Assim, a designação estação náutica é dada a uma rede de oferta turística de qualidade (alojamento, restauração, actividades náuticas, entre outros) que se encontra organizada a partir da valorização dos recursos náuticos num determinado território. No fundo, é uma plataforma de cooperação entre diversos agentes que permitem o gozo de zonas da costa e também do interior.

Região Centro

A rede Estações Náuticas de Portugal conta actualmente com 24 estações náuticas certificadas e 4 em processo de certificação, distribuídas por todo o continente, no litorial e interior. A Região Centro lidera o número de Estações Náuticas (EN) certificadas com 8 EN, que envolvem 337 parceiros e integram uma rede nacional e internacional de oferta turística náutica de qualidade.

Para planearem a vossa viagem, basta explorar as informações disponíveis em cada uma das 8 Estações Náuticas na região Centro: Aveiro, Castelo do Bode, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste (conta com vários núcleos), Ovar e Vagos. Além destas, outras sete Estações Náuticas estão em processo de certificação na região.

 

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Município da Murtosa e Clube Nortada

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.