Esta aplicação combate o desperdício alimentar

Os números são chocantes: enquanto 800 milhões de pessoas passam fome, desperdiçamos, diariamente, toneladas de comida em casa, no trabalho e durante todo o processo de produção e distribuição. Este problema é alarmante porque mostra a falta de racionalização e optimização de processos e tem um enorme impacto na emissão de gases CO2e no planeta, responsável pelas alterações climáticas que estamos a sentir.

Estima-se que, em Portugal, o desperdício alimentar atinja mais de 1 milhão de toneladas por ano. Falamos de cerca de 17% da produção alimentar nacional, que é desperdiçada não só no processo de produção e distribuição mas maioritariamente nas nossas casas.

A Too Good To Go nasceu em 2015, na Dinamarca, e tem a missão de acabar com o desperdício alimentar. Como? Acreditando que cada um de nós, ao mudar pequenos hábitos e rotinas, pode adoptar um consumo consciente, criar um mundo melhor e com zero desperdício. Assim, a Too Good To Go dá uma oportunidade aos estabelecimentos de vender comida que está em óptimo estado para ser consumida e, por outro lado, ao utilizador final, a oportunidade de consumir refeições e alimentos de forma consciente e saborosa.

Esta plataforma é agora uma aplicação (app) presente em mais de 13 países, com mais de 30.000 parceiros e que ajuda os estabelecimentos a vender o excedente alimentar, reduzindo o desperdício e optimizando os recursos.

Como funciona?

Parece estranho pensar que uma aplicação no telemóvel (disponível para iOS e Android) pode salvar comida mas tudo se passa de forma bastante simples: quando instalarem a app Too Good To Go, activem a localização e vejam que estabelecimentos aderentes têm magic boxes (caixas) disponíveis e qual o valor (que varia entre 3 a 5€, um custo simbólico em relação ao valor comercial da refeição incluída).

Assim, podem escolher o estabelecimento e verificar o horário de recolha mas o conteúdo das caixas é surpresa porque, tratando-se de excedentes alimentares diários, não é previsível saber o que não vai ser vendido na loja. Se tiverem qualquer restrição alimentar, podem contactar directamente o estabelecimento.

As lojas garantem que a comida está embalada e pronta para a escolha mas recomendam sempre que levem os vossos próprios sacos para casa.

Estabelecimentos aderentes em Coimbra

Em Coimbra, é frequente encontrar refeições dos restaurantes GreenSide, da Adega Paço do Conde e das pastelarias Visconde, Penta, Briosa, A Brasileira, Biquinha, do Café Sofia, do Moinho Velho, da Vénus, Doce Mel. Mas há outros estabelecimentos como o Notes Bar & Kitchen e o Japonês que, pontualmente, disponibilizam refeições excedentes que podem comprar por um preço substancialmente mais vantajoso.

Vantagens para estabelecimentos e para utilizadores

Com a Too Good To Go, as lojas conseguem uma nova fonte de rendimento e minimizam o desperdício. O consumidor escolhe um consumo consciente, com preços mais acessíveis e salva comida de qualidade que, de outra forma, iria parar ao lixo.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Too Good To Go

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.