Fomos à praia fluvial do Vimieiro para um mergulho no novo restaurante

Recebemos dicas das mais variadas formas: e-mails ou mensagens de leitores que sabem de experiências imperdíveis, apresentações feitas pelos próprios proprietários de negócios recém-lançados ou por obra das nossas investigações diárias, depois de andarmos a escarafunchar a internet e as ruas em busca de novidades.

Desta vez, foi um telefonema que nos veio dar conta de que o restaurante Vimieiro – Food Drinks & Friends reabriu com nova gerência e estava muito bom. A partir daí, começou a contagem decrescente para a quinta-feira escolhida para rumarmos até à praia fluvial do Vimieiro em São Pedro de Alva (Penacova) para uma refeição agradável.

Snacks e petiscos

A carta convida à partilha de comida que é tudo menos banal. Se quiserem seguir os nossos passos às cegas, peçam logo os peixinhos da horta com maionese de paprika fumada e limão, os pastéis de bacalhau e batata doce com molho de queijo da serra e as bolachas de alheira com molho de mostarda e mel. Também olhámos para as gambas em tempura e para as asas de frango com molho sweet chilli e tábuas de queijos e enchidos mas tínhamos à espera uma taça generosa de ovos rotos feita com chips de batata, cogumelos salteados e enchidos. Há outras opções como a açorda de bacalhau, berbigão e coentros, o pica-pau de vitela com pickles caseiros e ervas frescas, polvo em vinagrete de pimentos com puré de batata-doce e azeitona preta e barriga de porco crocante, courgete grelhada, maionese de alho e coentros, entre outros.

As porções servidas garantem que ninguém vai embora com fome; façam as contas a 3 ou 4 escolhas de partilha para 2 pessoas e peçam recomendações aos funcionários disponíveis e atentos.

Pratos e sobremesas

Se preferirem um prato principal em vez de andar a picar vários sabores, encontram carnes como entrecôte maturado, bochecha de porco caramelizada, perdiz grelhada ou peito de frango com citrinos, ou peixes como a escolha do dia, bacalhau confitado ou polvo em azeite. Há dois pratos vegetarianos, a salada do chefe servida com puré de batata-doce, legumes e verduras ou o risotto de cogumelos e espinafres.

Os mais novos contam com um menu infantil e podem escolher entre bifinhos de vitela ou de frango ou um filete de peixe.

Para terminar numa nota doce, há pão de ló de Ovar, pannacotta de baunilha, bolo de chocolate cremoso, pudim abade de priscos ou um prato de fruta laminada.

História

Pedro Santos e Rafael Figueiredo têm um projecto de glamping composto por 5 casas modulares, 10 camaratas, um espaço para pequenos eventos e 3 piscinas que está ainda em processo de licenciamento camarário. Os sócios procuravam um espaço de restauração que complementasse a operação e quando o espaço do restaurante Vimieiro foi a concurso, não hesitaram em avançar para este local sobranceiro ao rio Alva.

Pedro fala com entusiasmo da vontade de fazer brilhar os produtos locais como a physalis que surge em diversos pratos e que é produzida a menos de 5km do sítio onde comemos. Nos planos está também a utilização de farinha da moenda da própria praia fluvial, para que a comida não viaje muito até chegar aos pratos. Este empresário é o homem de vários ofícios: consultoria, contabilidade e fiscalidade, turismo, construção, exploração agrícola e agora o restaurante. Aliás, como sempre foi muito activo em Penacova, organizou uns chamados after works para pessoas que quisessem desenvolver projectos e foi assim que conheceu melhor Rafael Figueiredo e os dois arregaçaram mangas para fazer tudo acontecer. Laura Correia é a terceira sócia do Vimieiro: estava em Angola, com um negócio consolidado em Bengala, e regressou a Portugal para se juntar a este desafio.

Ambiente

A praia fluvial do Vimieiro é considerada um dos locais mais agradáveis de lazer de Penacova e recebeu este ano, de novo, o galardão da bandeira azul. Conta com uma queda de água e uma zona de águas calmas, e um restaurante-bar (Vimieiro – Food Drinks & Friends) recentemente remodelado. Há parque de estacionamento e uma zona de mesas para piqueniques.

PUB

Já vos falámos do apoio da DS Portugal ao trabalho desenvolvido pela Coolectiva através da cedência de uma viatura para deslocações da redacção. Temos tido a sorte de fazer as nossas explorações pela região Centro e viagens citadinas sempre a bordo do modelo DS3 Crossback. Com uma silhueta requintada, o DS3 Crossback é um SUV citadino com uma dimensão simpática, robusto e que nos transmite segurança e conforto também em viagens mais longas.

Na região Centro, o único ponto de venda existente é a DS Store Coimbra, localizada no n.º 12 da Rua da Casa Meada, em Antanhol, mais propriamente nas instalações do grupo Automóveis do Mondego. Estão convidados a conhecer melhor este e outros modelos na DS Store Coimbra.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Joana Pires Araújo e Vimieiro

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Maria Aurora G.Quaresma
06.08.2020

Já há tempos que ando para felicitar a Coolectiva pela divulgação interessante que vai fazendo . Hoje achei muito completa a da praia fluvial do Vimieiro e do novo restaurante . Ainda não tinha tido referências da sua reabertura e lá voltarei breve. Bem-haja e continuação do excelente trabalho.

Helena
25.08.2020

Descobri apenas hoje este excelente projecto, cheio de informação interessante sobre o que de novo vai acontecendo por Coimbra e arredores. Muitos parabéns, já fazia falta!