Esta loja só tem produtos ecológicos e vende a granel

Descobrimos no piso-1 do Centro Comercial Primavera, na Av. Calouste Gulbenkian, em Coimbra, um pequeno paraíso para quem gosta de produtos mais amigos do ambiente. Marta Lopes já revendia produtos ecológicos e recentemente decidiu abrir a Green2You porque sentiu que havia muito pouco conhecimento sobre a matéria na cidade. Lisboa e o Porto são "um mundo", guio-me muito pelo que conheço lá, mas eu sou de cá, atira a vendedora. Já trabalhavamos com a GreenDet, por exemplo, que fabrica em Coimbra, existe há muito tempo e ninguém conhece, continua.

A marca de detergentes ecológicos, alguns já com certificação Ecolabel, é fabricada na Pedrulha. Marta vende os produtos a granel, ou seja, os clientes podem levar só a quantidade que precisam e de forma sustentável, porque podem levar o próprio recipiente de casa. É só servirem-se, pesarem e pagarem o correspondente. Os bidãos têm escrita a descrição e origem de cada produto, bem como indicações de utilização.  São menos agressivos para o Meio Ambiente e, segundo Marta, mesmo os não certificados são feitos com a mesma base de produção. 

Mas há todo um mundo de produtos a conhecer e explorar na Green2You e, se pedirem ajuda, Marta prontamente explica cada um deles. A vendedora acredita que a mudança de paradigma no que toca ao modelo de consumo actual é cada vez mais urgente e fala com a voz da experiência, de quem começou a converter todos os seus produtos lá em casa também e agora não há retorno. O conforto dos cheirinhos mais naturais que emanam por toda a loja convencem qualquer um e a decoração naturalista ajuda.

Nas estantes de madeira encontram desde produtos mais comuns de higiene e bem estar pessoal até coisas que se calhar desconheciam, como eliminadores de odores, para quem tem animais de estimação, por exemplo, cotonetes reutilizáveis e escovas de dentes ecológicas. Também há bolsas e discos de limpeza facial feitos de tecido, bálsamos, perfumes e cremes para homem e mulher, desodorizantes naturais, velas sem parafina, sais de banho feitos na costa portuguesa e objectos como cadernos e jogos para crianças. Certifiquem-se que levam dinheiro convosco porque não têm serviço multibanco. Estão abertos, por enquanto em horário reduzido, das 14h30 às 18h30. 

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.