Em Julho há oficinas inspiradoras na Quinta das Lágrimas

Durante o mês de Julho, a Casa da Esquina associa-se à Quinta das Lágrimas para um ciclo de oficinas ao ar livre que vão desenvolver os sentidos das crianças e dos seus acompanhantes através de desenhos, pinturas, jogos teatrais, brincadeiras e muito mais. Através da exploração do meio ambiente e dos diferentes espaços do jardim, a natureza é a principal matéria prima e a inspiração. A formadora, Teresa Tellechea, conduz este desafio inspirada em Saramago que escreveu Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.

Teresa gosta muito que o desenho ou a pintura seja algo mágico: procuro ensinar sempre algumas técnicas que sejam divertidas, explorar o espaço que nos rodeia, não só o espaço natural mas também aquele espaço histórico que existe ali na Quinta das Lagrimas, as lendas e as pessoas que lá passaram. Ter um olhar crítico daquele espaço e o significado que tem para a cidade de Coimbra. Mais do que chegar e desenhar árvores, o que se pretende é que os jovens participantes sejam levados pela sua imaginação e criatividade. A cereja no topo do bolo? Os próprios pais também participam e costumam gostar muito.

Oficinas

Tratam-se de experiências criativas e multidisciplinares que pretendem promover, a partir da história do jardim, a relação entre as histórias e lendas, as viagens e os mapas, as viagens de campo e os herbários, os registos gráficos e a memória.

As actividades prometem despertar nos participantes o sentido de observação e de orientação perante um lugar e um espaço novo.

O objectivo destas oficinas é suscitar a curiosidade para outros momentos similares que voltem a viver, num lugar, numa viagem ou num percurso até comum como o caminho casa-escola para que o observem de forma criativa.

Calendário

As oficinas realizam-se todos os domingos do mês de Julho, entre as 11h e as 12h30, na Quinta das Lágrimas.

5 Julho | Caderno de Histórias e de Lendas
12 Julho | Caderno de Viagem
19 Julho | Caderno de Campo
26 Julho | Caderno de Desenhos e Memórias

Inscrições

A oficina e uma visita à Quinta das Lágrimas tem o custo de 15€ por cada criança (a partir dos 5/ 6 anos) e uma pessoa adulta. Existem descontos para irmãos/ãs.

Podem obter mais informações e realizar a inscrição por e-mail (geral@casadaesquina.pt) ou por telefone (929090628)

Formadora

Teresa Tellechea licenciou-se em Arquitectura, em Coimbra, mas sempre gostou muito de arte, principalmente de pintura e desenho. Viveu 3 anos no Brasil onde começou por fazer oficinas de arte e reciclagem com crianças. Havia um depósito onde as pessoas deixavam o que quer que fosse, lixo, e aos Domingos, organizava uma oficina gratuita para os meninos da ilha com aqueles materiais recolhidos. Sempre adorei estas actividades quando era criança e sempre que estava perto de crianças, começava logo a fazer estas coisas, sempre adorei fazer.

Na Baía também fez outras oficinas de pintura e desenho e quando regressou a Portugal, trouxe consigo na mala esta vontade de explorar os sentidos, com os mais novos, sobretudo nas áreas da pintura e do desenho. Colabora regularmente com a Casa da Esquina, dá aulas de pintura e desenho na ACM Coimbra e também já fez serviço educativo no Portugal dos Pequenitos, a convite da Talkie-Walkie. Gosto de conciliar as suas oficinas com pessoas de outras áreas, como a dança e o teatro para que a experiência seja ainda mais enriquecedora.

Artigo Patrocinado

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.