5 livros para falar sobre emoções com os mais novos

O encerramento das escolas e o aumento da carga de trabalho, a adaptação às novas ferramentas de trabalho, as notícias sobre o aumento do número de casos de infectados e de mortes por covid-19, seguidas das notícias sobre a economia e o desemprego e ainda as incertezas para o futuro são factores que continuam a causar ansiedade, inquietação e muitas outras emoções – em adultos mas também nas crianças e jovens.

Os livros podem ser ferramentas delicadas na forma de abordar estes temas junto dos mais novos e podem também trazer pistas sobre como todos podemos lidar com estes desafios emocionais, como podemos reagir perante adversidades e o desconhecido. Pedimos à livreira Sofia, da livraria Faz de Conto que nos sugerisse 5 livros que sirvam este propósito. A livraria Faz de Conto já está aberta ao público, de segunda a Domingo, entre as 14h e as 19h.

Cá dentro

de Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedrosa e ilustração de Madalena Matoso

Antes de ficarmos em casa, já havia algo em nós que passa a vida inteira fechado numa caixa: o nosso cérebro! Como funciona e o que acha ele da nossa quarentena? Este livro ensina tudo o que há para aprender sobre o cérebro, como este processa sentimentos e mais curiosidades.

O que vês dessa janela?

Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

Existe um pinheiro manso que marca o local de uma antiga aldeia que deixou de existir. E nele guardam-se histórias que (agora) partilha com quem quiser ler este livro que fala sobre mudança e o medo que a acompanha, e a pergunta para as gerações futuras: são capazes de arregaçar as mangas?

Respira

de Inês Castel-Branco 

Às vezes a cabeça não pára de pensar, e o coração saltita e os pulmões parece que estão a recuperar de uma maratona. Há nervos à flor da pele! O que fazer? Respirar. 

Eu já sei respirar!

Mas já paraste alguma vez a ver como o fazes?

O livro com medo

de Cedric Ramadier e Vincent Bourgeau 

Este é um livro com medo. Como o podemos ajudar? Há um ratinho no livro que te ensina como se conquista o medo, página por página.

As preocupações do Billy

de Anthony Browne

O Billy é um menino com muitas preocupações (chapéus, sapatos, até com nuvens se preocupa!) que, muitas vezes, não o deixam dormir. Até ao dia em que a sua avó deu uma mãozinha. Uma

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Faz de Conto

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.