Querem mudar de carreira para a área das Tecnologias de Informação?

São várias as pessoas que, numa determinada fase da vida e pelas mais variadas razões, pretendem mudar de rumo profissional. Esta mudança nem sempre é fácil, muito menos quando implica um salto para uma área totalmente distinta da base de formação. A Universidade de Coimbra (UC) lançou a 8.ª edição do programa Acertar o Rumo que se destina a pessoas com formação superior e com condições de trabalho precárias, independentemente das suas áreas de formação original, com apetência e gosto pelas Tecnologias de Informação.

Este programa regressa em Setembro e as candidaturas estão abertas até 30 de Junho, podendo ser feitas através da página oficial do programa. Estão disponíveis 25 vagas nesta iniciativa que vem sendo dinamizada desde 2013 em estreita colaboração com várias empresas tecnológicas. Aliás, a participação activa das empresas parceiras valida a adequabilidade do programa todos os anos, ao integrarem estagiários nos seus projetos, por um período de 12 meses.

Programa

Este programa formativo inclui uma fase lectiva de 10 meses em contexto de sala, que decorre no Departamento de Engenharia Informática da UC, seguida de um estágio remunerado de 12 meses em contexto de trabalho numa das empresas parceiras, que tem tido uma taxa de empregabilidade próxima dos 100%.

Candidaturas

Podem candidatar-se pessoas com formação superior concluída, no mínimo licenciatura (independentemente da área da formação), com conhecimentos de Tecnologias de Informação na óptica do utilizador e de inglês.

A selecção de formandos compreende 3 fases: triagem curricular, provas individuais e de grupo, e entrevistas individuais. Avalia-se se o candidato cumpre os pré-requisitos, motivações, apetência para as Tecnologias de Informação, raciocínio lógico-matemático, softskills, etc.

O prazo para apresentação das candidaturas decorre até dia 30 de Junho.

Parceiros

Existem várias empresas de renome que se associaram ao Acertar o Rumo para receber estagiários, entre as quais a Critical Software, BPI, Novabase e Accenture. O programa de requalificação profissional Acertar o Rumo tem tido uma empregabilidade próxima dos 100%.

Mais informações em www.acertarorumo.pt ou através do email coord-aor@dei.uc.pt.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Banco de imagens

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.