13 livros sobre o Ambiente para as férias de Verão

Porque todos os dias são dias de proteger e pensar no Ambiente, trazemos sugestões de leituras para este Verão que ajudam a consciencializar e sensibilizar crianças, jovens e respectivas famílias. Já sabemos que graças ao confinamento a que nos obrigou a pandemia de Covid-19 a qualidade do ar melhorou, mas também se voltou a usar mais descartáveis. Houve menos emissões de gases poluentes e algumas boas notícias para a biodiversidade, mas teme-se um recuo nos hábitos de reciclagem. 

Num momento em que associações ligadas ao ambiente olham para os aspectos positivos e negativos desta enorme crise mundial, sugerimos que nestas férias todos pensemos e contribuamos com o que estiver ao nosso alcance para a preservação dos oceanos, a luta contra o uso de plástico e o combate aos efeitos das alterações climáticas, que são alguns dos aspectos em destaque nos livros em baixo, adequados para diferentes faixas etárias. Algumas são edições novinhas em folha, acabadas de sair. 

O Grande Livro...

Yuval Zommer trabalhou como director criativo em conceituadas agências de publicidade e é, actualmente, um aclamado autor e ilustrador de livros infantis como estes deliciosos:

- O Grande Livro das Flores (2020)
- O Grande Livro das Aves (2019)
- O Grande Livro dos Animais  (2018)
- O Grande Livro dos Oceanos (2018)
- O Grande Livro dos Insectos (2017)

O das Flores acaba de sair. São livro cheios de perguntas e respostas, a cores e de grande formato, que incentivam as crianças à leitura, na procura de respostas para perguntas incríveis, que tantas vezes ouvimos dos mais pequenos, aguçando-lhes a curiosidade. Editados pela Bizâncio, foram recomendados pela livraria Faz de Conto onde estão à venda, em Coimbra. 

A Escavadora e a Flor

Faz parte da colecção Livros pelo Planeta, selecionados pela livreira Sofia, para nos inspirar a ser mais sustentáveis e a preservar a Natureza. O livro é de Joseph Kuefler, editado pela Bizâncio, e é sobre o respeito, a empatia, o amor, a coragem e, principalmente, com uma poderosa mensagem sobre o ambiente e o conflito de coexistência entre a civilização e a natureza.
 

Será o Mar o Meu Lugar?

Com ilustrações muito divertidas e apelativas aliadas a uma história cativante, este livro de Sarah Roberts, editado pela Ed. Booksmile, é para crianças com preocupações ambientais e para pais e professores que tentam sensibilizar as novas gerações para o assunto. Podem ler as primeiras páginas aqui. Indicado para maiores de 4 anos.  

O Reino de Coral

Corais coloridos, cardumes cintilantes de peixes, a diversidade de vida num recife de coral é celebrada neste livro de Laura Knowles, Ed. Fábula, visualmente deslumbrante, com uma mensagem ecológica sobre a necessidade de proteger esse ambiente mais precioso. A autora é a mesma do premiado Começa numa Semente (ed. Fábula, 2018). Indicado para maiores de 6 anos. 

Vida na Terra: O Oceano

Ideal para explorar o oceano através dos cinco sentidos, o livro interativo de Heather Alexander, editado pela Fábula, contém 100 perguntas e respostas e 70 abas que se levantam e revelam muitas curiosidades. Indicado para maiores de 7 anos. 

50 Ideias para te Livrares do Plástico

O nosso planeta corre perigo e precisa da nossa ajuda. Este livro, de Isabel Thomas, Ed. Booksmile, é fácil de consultar e está cheio de ilustrações e 50 ideias para arregaçar as mangas e começar a livrar o planeta do lixo. Ideal para quem quiser assumir o controlo do futuro, tornar-se um ecoguerreiro em vez de um ecoproblema e ajudar a libertar o mundo do plástico. Indicado para maiores de 9 anos. Podem ler as primeiras páginas aqui.

 

Greta Thunberg: Uma História Incrível

Com apenas 16 anos, a jovem sueca Greta Thunberg tornou-se um símbolo da luta estudantil contra as alterações climáticas. Neste livro, editado pela Booksmile, Valentina Giannella atira dados concretos sobre o estado actual do planeta, as consequências das alterações climáticas, o que os governos podem fazer para as deter e conhecer os fundamentos em que se baseia o aviso sério de Greta e dos cientistas: É preciso agir. Indicado para maiores de 12 anos. Podem ler as primeiras páginas aqui.

A Abelha

Dedicado a todos os que amam e acarinham os seres ameaçados deste planeta, este livro de Kirsten Hall com ilustrações de Isabelle Arsenault, editado pela Orfeu Negro, é sobre as abelhas e o trabalho de polinização fundamental que elas fazem. No final, a autora norte-americana indica como podemos defender e ajudar à sobrevivência das abelhas. Indicado para maiores de 4 anos.

Estranhas Criaturas

É um favorito, tanto que foi a nossa leitura na livraria Faz de Conto. Este livro de Cristina Sitja Rubio, editado pela Orfeu Negro, é uma delícia e uma bela mensagem para miúdos e graúdos sobre como temos o dever de cuidar da Natureza. 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Helena Póvoa
15.06.2020

Agradeço as sugestões de leitura para os mais novos! Mas sinto muito a ausência de escritores e/ou ilustradores portugueses numa lista de 13 livros. Por favor, noutra oportunidade incluam autores nacionais. Ou autores de expressão portuguesa.

    15.06.2020

    Agradecemos a óptima sugestão, Helena! Ficou anotada.