Temos andado neste SUV em reportagem no Centro do país

Já vos falámos do apoio da DS Portugal ao trabalho desenvolvido pela Coolectiva através da cedência de uma viatura para deslocações da redacção.

Fizemos este passeio até Marialva, entre outras viagens citadinas e pela região Centro do país, sempre a bordo do modelo DS3 Crossback. Hoje contamo-vos a nossa experiência da condução deste carro.

Já vos falámos do apoio da DS Portugal ao trabalho desenvolvido pela Coolectiva através da cedência de uma viatura para deslocações da redacção.

Fizemos este passeio até Marialva, entre outras viagens citadinas e pela região Centro do país, sempre a bordo do modelo DS3 Crossback. Hoje contamo-vos a nossa experiência da condução deste carro.

A DS é uma marca francesa de carros nascida em 2009 como uma divisão da alta gama da marca fabricante Citroën. Em 2014, a DS autonomizou-se e é uma marca própria do Grupo PSA, constituído pela Citroën, Peugeot, Opel e Vauxhall. Na região Centro, o único ponto de venda existente é a DS Store Coimbra, localizada no n.º 12 da Rua da Casa Meada, em Antanhol, mais propriamente nas instalações do grupo Automóveis do Mondego. Estão convidados a conhecer melhor este e outros modelos na DS Store Coimbra.

Conforto

O DS3 Crossback é um SUV compacto que nos conquistou pelo conforto na condução. Desde logo, tem uma posição confortável nas costas, chegamos bem aos pedais e ao volante, ao manípulo das mudanças, aos comandos dos vidros (que são na consola do lado direito do condutor) e ao interface central do carro. Mais: temos uma boa noção das dimensões do carro e conseguimos não fazer riscos nas jantes nem dar beijinhos ao carro da frente nem ao de trás, ao estacionar. Pode parecer que estamos a descrever os requisitos mínimos para andar de carro mas acreditem que enumeramos detalhes da posição de condução que fazem realmente a diferença.

Performance

Não somos pilotos profissionais mas percebemos que o carro anda bem, sentimo-lo desembaraçado no meio do trânsito, trava bem e curva suavemente. Como passamos por zonas empedradas, percebemos que não vamos a chocalhar nem transportamos ninguém em sofrimento no banco de trás. A transição do alcatrão para a calçada faz-se tranquilamente, nem nos apercebemos e nem sequer temos de abrandar para passar por cima dos buracos. Isto acontece porque a DS tem um modo de condução que permite colocar o carro mais macio, o que o adequa às viagens citadinas.

Citadino vs longa distância

Quem procura um carro deve identificar se pretende um carro pequeno para a cidade ou se é necessário um carro preparado para muita quilometragem. O DS3 Crossback é um SUV citadino com uma dimensão simpática, robusto e que nos transmite segurança e confiança, mas também permite fazer viagens mais longas com muito conforto. A bagageira não é de tamanho familiar mas consegue albergar algumas malas.

Acabamentos e design

Este modelo DS3 Crossback tem uma silhueta requintada. Por dentro, o design dos botões e de outros detalhes da consola de comandos do carro transportam-nos para as pirâmides do Museu do Louvre, em Paris. A navegação pelo interface é sempre em touch (ao toque, sem teclados ou outros manípulos), fácil e intuitiva.

Sistema keyless 

Há um pequeno grande detalhe que facilita bastante o dia-a-dia: a chave está sempre no bolso ou no meio da carteira e nunca precisamos de a tirar. Quando o carro reconhece a chave, os puxadores das portas revelam-se automaticamente e convidam à viagem; quando nos afastamos, desaparecem graciosamente na carroçaria e o carro fica trancado.

Cores

Temos navegado pelo Centro do país num carro de cor azul millenium. É um tom chamativo, fora do normal, mas sabemos sempre onde deixámos o carro e não fazemos figuras tolas nos parques, de cabeça arrebitada à procura de mais um carro preto ou cinzento. Houve quem comentasse que andamos a bordo de um peixe porque um detalhe do design da carroçaria faz lembrar uma barbatana – e é assim que nos sentimos quando conduzimos o DS3 Crossback por toda a parte: que nem peixes dentro de água.

Artigo Patrocinado

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.