Estas compotas e charcutaria biológica vêm do coração de Trancoso

Passando as imponentes Portas d'El Rey, monumento incontornável de Trancoso e entrada no interessante centro histórico da cidade, damos com a deliciosa Casa da Prisca. A loja da marca de produtos da terra enraizados na mesma família há décadas e actualmente vendida por todo o mundo, é todo um baú de sabores nascidos do prazer de transformar carnes, frutas e legumes, transmitido ao longo de quatro gerações.

Catarina Martins atendeu-nos ao balcão e contou-nos que o fundador, Agostinho Fonseca e Santos, é um verdadeiro empreendedor que começou de feira em feira até abrir uma salsicharia e criar e desenvolver a própria marca, Prisca, nos anos 90. Agora estamos em mais de 40 países e em todos os supermercados aqui em Portugal, continuou, revelando que no entanto o que mais sai aqui da loja é a típica sardinha doce. 

Agostinho, hoje com 72 anos, não estava na loja. Mas Catarina explicou-nos como o fundador herdou dos pais o negócio da venda e confecção de carne fresca, como a morcela, que já desenvolviam desde 1917. Foi já com a mulher, Maria da Conceição Belo Plácido, que Agostinho começou a própria actividade de abate e comercialização de carne de porco, enchidos e presuntos nas principais feiras e mercados da região e, entretanto, fundou a Prisca.

A qualidade levou à internacionalização, que chegou poucos anos depois, a par com a diversificação do produto. Hoje, poucos desconhecerão as premiadas compotas Prisca, com gamas biológicos e sem açúcar, que surgiu porque Agostinho e Maria da Conceição tinham alguns produtos na horta da família, como a abóbora, a cereja e o morango, e quiseram aproveitar

Compotas 

Já provaram Doce de Figo com Vinho do PortoUma alquimia deslumbrante de Figo, 100% natural, com a elegância do melhor vinho do Porto. Com um sabor quente, profundo, complexo e Mediterrânico. É assim que é descrito na página online da Casa da Prisca e quase conseguimos provar só de ler as sugestões e receitas da marca, que tem desde a linha Tradicional à Gourmet, Seduction, Nature, Doces Especiais e Monte Calvo.

As compotas BIO têm certificação biológica e há gamas com e sem açúcar, adocicadas apenas com sumo concentrado de uva, o que faz com que sejam mais naturais e, logo, mais saudáveis. A novidade mais recente são os Purés BIO para os miúdos que a marca anunciou na página no Facebook e já se encontram à venda, tal como as compotas e outros produtos, em super e hipermercados como o Continente, Pingo Doce, Aldi, Lidl e Intermarché.

Charcutaria biológica

Além da charcutaria tradicional, a Prisca faz criação de porcos bísaros, criados em Freches, uma pequena aldeia do concelho de Trancoso. A empresa garante que os animais vivem em condições óptimas para o seu desenvolvimento, crescem ao ar livre num ambiente natural e sustentável e fazem uma alimentação natural, rica e variada, baseada numa mistura de cereais e complementada com castanhas, maçãs, nabos, abóboras, couves e beterraba.

Texto e fotos: Filipa Queiroz

 

Viajámos até Trancoso a convite do Turismo do Centro e a propósito do lançamento dos roteiros “Road Trips Centro de Portugal – 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”. Podem ver o roteiro da Região Serra da Estrela aqui

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.