10 coisas giras que podem fazer neste Dia Mundial da Criança

Segunda-feira, dia 1 de Junho, é Mundial da Criança e este ano até tem um sabor especial porque os estabelecimentos de educação pré-escolar reabrem com novas regras, à semelhança das creches e escolas secundárias, depois de terem sido encerradas a 16 de Março devido à pandemia de Covid-19.

Apesar dos constrangimentos devido à pandemia, há actividades e iniciativas seguras programadas em Coimbra e na Região Centro e boas notícias: a reabertura do Portugal dos Pequenitos, com entrada gratuita para crianças até aos 13 anos, e da exposição sobre Leonardo Da Vinci, na Casa das Caldeiras. 

Câmara Municipal de Coimbra

A autarquia assinala a data online aqui e nas redes sociais, com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do concelho. Está programada A Viagem pelo Mundo das Crianças a partir das 9h - uma iniciativa lúdico-pedagógica, dirigida a alunos do 1º CEB dos agrupamentos de escolas do concelho e disponibilizada aqui. Também D. Sesnando Davides – O herói improvável e a apresentação do livro Um mistério no Museu, além do desafio para fazerem um desenho sobre o Dia Mundial da Criança. Na expectativa do retorno de muitas crianças aos jardins-de-infância, a Câmara vai sensibilizar para o distanciamento, como medida de prevenção do contágio do novo coronavírus, e distribuir pelas crianças dos jardins-de-infância material didático que permite a montagem de um chapéu, designado Estamos de Voltaum chapéu com uma hélice 1,20 que esperam que funcione como sugestão amiga do afastamento dos colegas. Durante o dia vai ser exibido aqui um vídeo de demonstração da actividade, que tem a colaboração do Exploratório.

Teatrão e Orquestra 

Podem ver aqui a adaptação para vídeo de algumas cenas do espectáculo Manuel ou como se constrói uma casa, baseado no livro de Manuel António Pina, que o grupo de teatro produziu em 2017. A partir das 15h, o Teatrão faz um webinar sobre o tema, para conversar com as crianças, alunos, professores e educadoras das escolas sobre o espectáculo, com a presença dos actores da peça de teatro, na sala de aula virtual. A inscrição na conversa deve ser feita através do e-mail info@oteatrao.com ou ligando o 916265015. A Orquestra Clássica do Centro desafia todas as crianças e jovens para Beethoven. No ano em que se assinalam os 250 anos do nascimento do compositor, o desafio vai ser explicado pela OCC a todos os alunos do 1º CEB dos vários agrupamentos de escolas de Coimbra, mas passa pela realização de trabalhos (desenhos, textos, gravações de vídeo, fotografias ou outros) sobre a vida pessoal e profissional de Beethoven que depois serão expostos no Pavilhão Centro de Portugal.

Camaleão e Casa da Esquina

Estão todos e todas convidados/as para se juntarem ao actor José Geraldo pelas 15h numa sessão de contos intitulada Pequenos e outros contos. É uma sessão online gratuita, gravada na belíssima Quinta das Lágrimas, que se espera bastante animada. Para se inscreverem basta preencherem o formulário.
 

Leonardo Da Vinci

A exposição Leonardo da Vinci. Tornar o conhecimento visível reabre a 1 de Junho na Casa das Caldeiras (Rua Padre António Vieira junto à Associação Académica). É uma produção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, que esteve encerrada nos dois últimos meses, devido às restrições decretadas pelas autoridades de saúde no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, e que agora reabre no horário das 09h às 17h, garantindo todas as condições para uma visita em segurança. A exposição dá a conhecer 12 máquinas construídas no final da década de 1960 a partir dos esboços originais do génio florentino e oferecidas pela IBM ao Museu Nacional da Ciência e da Técnica. Foi pensada e produzida para transportar os visitantes ao extraordinário universo criativo de Leonardo da Vinci, um dos maiores artistas e pensadores de todos os tempos.

Museu Nacional Ferroviário

Tem uma programação totalmente digital disponibilizada através das redes sociais do Museu (Facebook e Instagram), na qual toda a família pode fazer uma breve visita pelos espaços do Museu e viajar através de histórias e poemas. A partir das 15h, um guia muito especial percorre o Museu, através de locomotivas, carruagens e até de um brinquedo. O convite é para todos os que visitem o Museu, que está de novo de portas abertas, com todas as condições de segurança. Às 15h30, João Morales (jornalista e programador cultural) faz uma sessão de  leitura  encenada, acompanhado pelo violino de Maria do Mar. O Museu Nacional Ferroviário fica na Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A, no Entroncamento.   

Portugal dos Pequenitos

O parque lúdico-pedagógico retoma a actividade no Dia Mundial da Criança e assinala o 80º aniversário no dia 8 de Junho com uma campanha especial: até ao fim do mês as crianças até aos 13 anos não pagam bilhete.

De acordo com a página oficial no Facebook, é obrigatória a utilização de máscara ou viseira para adultos e crianças a partir dos 10 anos, recomenda-se o uso de cartão bancário e respeito do circuito de visita. Não se deve tocar nos vidros e há que evitar áreas com maior densidade de visitantes, entre as outras medidas de protecção que já são conhecidas de todos: etiqueta respiratória, higienização constante das mãos e distanciamento físico de 2 metros.

Só é permitida a presença de grupos até 5 pessoas nos espaços interiores.

Texto e foto (capa): Filipa Queiroz
Fotos: Páginas oficiais

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.