Estes festivais não foram cancelados e vão ser toda uma nova experiência

Vários festivais de Verão tiveram de ser cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus. Desde aqueles de maiores dimensões, como o Nos Alive em Lisboa e o Nos Primavera Sound no Porto, até ao Bons Sons, em Cem Soldos, que acompanhámos no ano passado. Se tinham bilhetes para esses ou outros espectáculos, realizados até ao dia 30 de Setembro deste ano, e cancelados por causa da pandemia, está previsto pelo Governo que recebam um vale de igual valor ao preço do bilhete de ingresso pago ou a possibilidade de o usarem-lo para o mesmo evento em 2021. 

Mas há resistentes. A organização do Avanca 2020, por exemplo, preferiu não cancelá-lo e adaptá-lo às circunstâncias. O Festival de Cinema passa a ser maioritariamente drive-in, a partir de ecrãs gigantes colocados em vários locais ao ar livre do concelho de Estarreja, no distrito de Aveiro, nos dias 18, 22 e 26 de Julho. A programação desta que será a 24ª edição do evento ainda não foi anunciada, mas vai incluir curtas e longas-metragens de ficção, animação, documentários e projectos experimentais e cinema em realidade virtual.

À noite podem assistir aos filmes da Competição Internacional e algumas curtas selecionadas sentados no vosso carro, só têm de estacionar virados para o ecrã num dos espaços amplos preparados para o efeito, como junto ao Centro de Artes que o Cine Clube de Avanca está a construir. Como não dá para projectar no mesmo formato durante o dia, algumas competições passam em salas com lotação limitada, como o Auditório Paroquial de Avanca, para cumprir as normas de segurança.

Podem acompanhar as novidadesdo Festival de Cinema de Avanca no site oficial e através da página no Facebook, onde também encontram a interessante programação online do Cine-Teatro de Estarreja (CTE), que também se reinventou durante esta crise que está a afectar fortemente o sector cultural. O CTE lançou a iniciativa CTE Vai a Casa, que disponibiliza oferta cultural gratuita nas páginas das redes sociais, aqui e aqui, desde jazz a cinema e leituras partilhadas. passaram por lá os actores Ricardo Carriço e Ricardo Correia.

Drive-i!

O Festival i! foi cancelado mas a organização criou o Drive-i!, que vai dar uma oportunidade aos pequenos fãs de usufruir, dentro dos carros e em segurança, a um espectáculo ao vivo. Vai ser nos dias 30 e 31 de Maio (sábado e domingo), pelas 18h30, no estacionamento da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda

Canções Difíceis Fáceis de Saber é um concerto infanto-adultês e acontece sem sair do conforto do carro e cumprindo todas as normas de saúde pública. Indicado para maiores de 6 anos, vai ser bem original com o som do espectáculo a ser transmitido para os autorrádios dos espectadores enquanto se volta a ver artistas num palco. A lotação é limitada a 40 carros por sessão e o horário de admissão no recinto é entre as 17h30 e as 18h. A criação é d’Orfeu, interpretado por Laura Rui (voz), Catarina Valadas (flauta, ukulele e voz) e Sónia Sobral (acordeão). Encontram toda a informação, incluindo compra de bilhetes, em dorfeu.pt/drive.

Texto: Filipa Queiroz
Foto: Banco de imagens

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.