Há caixas solidárias nas ruas de todo o país e também podem fazer a vossa

Do Norte ao Sul do país, há quem esteja a deixar bens essenciais em caixas, na rua, para ajudar quem mais precisa. Desde comida a artigos de higiene, as caixas solidárias são deixadas em pontos específicos e abrigados, como paragens de autocarro por exemplo, para quem precisar de tirar e quem puder deixar.

A ideia das Caixas Solidárias é apoiar aqueles que enfrentam maior aperto financeiro devido à pandemia de Covid-19 e terá começado em Cascais. Dia 4 de Abril, Nuno Botelho, fotojornalista deixou a primeira na própria localidade, depois foi deixando noutras e a iniciativa começou a ser replicada. Criou a página Caixa Solidária, no Facebook, e conta já com 80 mil membros. 

Neste mapa estão assinalados os locais onde já há caixas solidárias. Quem quiser pode tomar a iniciativa de ir enchê-las ou então fazer a própria caixa e deixá-la onde achar que faz falta, com os respectivos cuidados que a situação actual exige. O grupo pede que, se criarem caixas novas, partilhem a localização enviando mensagem privada para Mc Matos ou Ruy Malheiro, que vão inserindo as novas localizações. 

O mote é: Levar o que precisar, deixar o que quiser. Não é suposto haver trocas de dinheiro nem donativos monetários, muito menos promover a deslocação das pessoas para longe das rotas habituais. Estando em Estado de Emergência, a caixa deve ser criada perto de casa ou de um supermercado já frequentado.

Cuidados a ter ao fazer uma caixa solidária:

- Colocar os bens de 1ª necessidade previamente higienizados (bens alimentares e de higienização pessoal e dos espaços);

- Não ignorar bens alimentares para animais de companhia;

- Dispensar sacos para o transporte dos bens, para evitar o extravio de caixas;
 
- Ao manusear as Caixas fazer os procedimentos de segurança necessários, como o uso de máscara, luvas e/ou gel desinfectante;
 
- Se possível deixar as caixas elevadas, para evitar que cães de rua urinem sobre elas, por exemplo.

* Informação retirada da página Caixa Solidária

Caixas solidárias de Coimbra

Malu Rama criou o grupo público Caixas solidárias de Coimbra onde, desde o dia 25 de Abril, dezenas de pessoas partilham as próprias iniciativas, expõem dúvidas ou necessidades e atiram sugestões.

Há caixas solidárias em várias zonas da cidade e não só, da Conchada, Baixa e Bairro Norton de Matos a Ceira, Eiras, São Martinho do Bispo, São Martinho de Árvore e Pedrulha. 

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: retiradas das páginas Caixa Solidária e Caixas solidárias em Coimbra

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sônia S Geraldo
08.05.2020

Linda ação solidaria.