Podem enviar mensagens a amigos ou familiares internados nos Hospitais de Coimbra

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inventou uma forma de diminuir a sensação de isolamento dos doentes internados com Covid-19 e que passam os dias longe de rostos amigos. Trata-se do envio de mensagens de apoio enviadas pelos familiares e amigos a cada doente internado, um sistema simples mas tão bonito.

A iniciativa chama-se Mensagem H2 – MSH2 e insere-se no Projeto H2 – Humanizar o Hospital, e pretende dar resposta às alterações profundas na realidade hospitalar criadas pela pandemia covid-19. Aliás, todos os dias chegam-nos imagens e relatos de hospitais de todo o mundo que mostram as unidades de cuidados intensivos ou intermédios onde se encontram doentes infectados completamente afastados do contacto familiar.

Mensagens MSH2

O sistema é simples: basta acederem à página do CHUC onde encontram, no centro e em destaque, a palavra MENSAGEM H2 – A Família mais perto do doente. Se clicarem sobre essa palavra/imagem, descarregam automaticamente um documento word que contém as instruções de envio das mensagens bem como o formulário que devem preencher. Se desejarem, podem anexar uma fotografia ou um vídeo de curta duração.

Depois de enviar o formulário preenchido, que será analisado e encaminhado para o Serviço e Enfermaria de Internamento do destinatário, um profissional de saúde (enfermeiro) irá mostrar a mensagem ao doente utilizando para tal um tablet ou documento impresso. Se indicarem um contacto telefónico, poderá ser possível realizar vídeochamada.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Xiong Qi / Xinhua e Banco de imagens

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.