
Cheira a pão caseiro, caldo verde, bacalhau com broa, pernil e dourada assada por estes dias para os lados do Bairro Norton de Matos, Atrium Solum e Celas, nas Pastelarias Vasco da Gama. Santa Clara não fica atrás, com o perfume a francesinha, mariscada e cerveja da casa acabadinha de sair na Praxis (inclusive sem glúten, como dissemos aqui).
Em plena pandemia do novo coronavírus (COVID-19) as empresas, que pertencem à mesma família, não têm mãos a medir para responder às necessidades e vontades de todos – os que estão em casa e os que não podem e têm de ir para os locais de trabalho.
Com 40 anos de história em Coimbra, a Vasco da Gama foi fundada por Arnaldo Baptista, primeiro como uma pequena empresa de estrutura familiar e artesanal no Bairro Norton de Matos, pioneira na pastelaria fresca ao Sábado e Domingo e pão quente a sair a toda a hora. Hoje são 5 lojas e uma fábrica de produção, de Celas a Santa Clara, passando pelo Coimbra Shopping e o Atrium Solum além da original.
Arnaldo Baptista também deu o pontapé de saída da Praxis mas passou o leme à geração seguinte, Pedro Baptista e Márcio Ferreira, filho e sobrinho, que agarraram o projecto de recuperar a tradição cervejeira coimbrã e não só desenvolveram a fábrica da cerveja com o mesmo nome como um museu e um restaurante em Santa Clara, que dão bem nas vistas na cidade.
Com o ânimo de quem já passou várias provações, as empresas avançam nestes tempos adversos de Estado de Emergência e necessidade de distanciamento social com as mangas bem arregaçadas quase toda a semana, para funcionarem com horário limitado e em regime de serviços take away e entrega ao domicílio.
É só terem atenção aos horários para as encomendas e para as entregas e podem pendurar o avental e matar saudades dos petiscos de ambas as casas. A Praxis com alguns pratos habituais e a Vasco da Gama com propostas diferentes todas as semanas.
Pastelarias Vasco da Gama
Aquela que é uma das marcas mais reconhecidas da cidade vende refeições que são autênticas Viagens de Sabores além das delícias do costume, que vão desde o pão caseiro às tortas de Coimbra, natas, croissants e outras iguarias que podem ver na página do Facebook ou aqui.
As Vasco da Gama do Bairro Norton de Matos, Atrium Solum e Celas fazem take away, podem encomendar o que quiserem através do nº 239 701 767 ou enviar o vosso pedido neste formulário e ir lá buscar directamente. Se quiserem encomendar para vos levarem a casa os contactos são os mesmos mas os pedidos saem só da pastelaria do Bairro. O serviço é gratuito no raio de 5km.
As encomendas de entrega em casa de padaria, pastelaria e refeições são aceites até ao dia anterior da entrega e têm o valor mínimo de 5€. São entregues entre as 9h e as 11h ou as 12h e as 14h e podem pagar por multibanco ou Mbway, no acto de entrega.
Praxis
Artigo Patrocinado