Os mais novos estão aborrecidos em casa?

Se há sítio na cidade que costuma ter uma programação variada e regular dirigida para bebés, crianças e jovens é o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra (Exploratório). Desde as sessões de explorastórias, as sessões de cinema no Hemispherium, até à ciência nos ovos e momentos de exploração sem os pais por perto, há sempre muito para ver e fazer ao longo de todo o ano.

O Exploratório está encerrado ao público mas continua a trazer actividades e propostas de ciência para todas as famílias que estão em casa. Uma das iniciativas é uma linha telefónica gratuita destinada ao público júnior para conversar, informar e ajudar a passar o tempo. A outra sugestão é a consulta de uma série de actividades para famílias que prometem entreter e envolver adultos e crianças durante estas semanas em casa.


Quaren...quê? Estou chateado

Trata-se de uma linha de conversa aberta com o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, dedicada à descoberta das temáticas actuais para um público júnior, sobretudo indicada para crianças e jovens até aos 11 ou 12 anos. Pretende-se, de modo informativo e educativo, fazer face aos desafios da quarentena e isolamento social que estamos a viver. Esta é uma linha telefónica gratuita, para conversar, informar e ajudar a passar o tempo de forma educativa aos miúdos chateados em casa, inclusivamente com sugestões de experiências e desafios a desenvolver em família. 

Os miúdos que já ligaram, procuravam ter sugestões de actividades: Não estou chateada, mas ouvir dizer que vocês têm sugestões de atividades divertidas para fazermos. Aliás, há queixas comuns a crianças de todo o país: Queria fazer outra coisa qualquer porque estou farta de ver televisão e está a chover lá fora. Mas os mais jovens também têm perguntas para quem está do lado de lá da linha: Qual foi o animal que deu origem ao vírus?, Beber água ajuda a matar o vírus?, Porque temos de lavar bem as mãos? ou O que é preciso para fazer sabonete?. Há quem já tenha dito que vamos fazer de uma seca de quarentena uma superquarentena.

Todos podem ligar, através do número 800 210 093, diariamente, entre as 10h e as 18h.

Juntos em casa… Fazer o quê?

Outra iniciativa do Exploratório apresenta propostas de actividades para famílias através de vídeos, desafios e experiências nas diversas plataformas (página web, facebook, instagram, youtube). Só precisam de estar atentos às publicações diárias e aceitem a o desafio de partilhar o resultado das vossas experiências de exploração dos objectos de casa, do que vêem pelas janelas, pequenas plantações domésticas, entre muitas outras ideias.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Banco de imagens

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.