Ficamos em casa mas fazemos uma jantarada, sim?

Numa situação normal, quando não está a gerir projectos, João Gonçalves (RedLight) gosta de comer fora. Aliás, uma das últimas peripécias antes de ficar em casa de quarentena, em Coimbra, foi ligar para um restaurante com uma estrela Michelin a cancelar a reserva com que andava a sonhar há algum tempo. Soube que foi o primeiro cliente a fazer um cancelamento com este motivo mas o restaurante acabou por fechar as portas poucos dias depois, em cumprimento do estado de emergência decretado pelo Governo.

Hoje em dia, quando não está a gerir projectos, João está a cuidar da Jantarada – a dele (sem cancelamentos!) e a de todos nós. Do que falamos? De um projecto especial: em conjunto com o Bloco, João desenvolveu uma listagem de restaurantes que se reinventaram e servem refeições em regime de take-away ou entrega ao domicílio, nesta fase de pandemia. É uma forma de termos as barrigas consoladas e de apoiarmos negócios locais.

O projecto

Jantarada é um nome sugestivo para o serviço prestado: basta visitar o site para encontrar os restaurantes listados ou para acrescentar um restaurante que ainda não tenha sido inserido.

Na pesquisa de um restaurante, podem escolher a visualização numa lista ou no mapa. Já se encontram disponíveis diversos negócios de Coimbra, Aveiro, Leiria, Porto e Lisboa, com a indicação dos horários de funcionamento, contactos e links para os respectivos websites.

No caso de quererem acrescentar um restaurante que saibam estar a funcionar nos moldes descritos, só precisam de preencher um formulário mas as submissões não ficam automaticamente visíveis já que a informação submetida é verificada.

A ideia

João inspirou-se numa plataforma semelhante, em Copenhaga, que estava pensada para ser open source, ou seja, passível de ser replicada noutro local. O objectivo inicial era haver algum filtro de restaurantes, haver alguma curadoria de sítios mais interessantes e com maior qualidade mas agora estamos a aceitar todas as submissões.

Esta não é a primeira boa acção desta dupla que também gere, desde 2013, o site Cerveja Artesanal Portuguesa, que lista todas as iniciativas portuguesas que fazem cerveja artesanal. Trata-se de um projecto semelhante (uma listagem) mas com algumas notícias associadas que geram movimento e que permitem que um produtor recente no mercado se possa dar a conhecer aos leitores.

A motivação

Os criadores não têm qualquer retorno nem interesse em fazer dinheiro com este projecto. João contou-nos que gosta muito de comer bem e de comer fora e a sua maneira de tentar ajudar é fazer com que os restaurantes não fechem, sobretudo os seus preferidos como o Notes Bar & Kitchen, O Japonês, O Açude, o Nacional e o Mia Bella - que já constam da Jantarada. Todos vamos lucrar com isto no final.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Notes Bar & Kitchen, Restaurante Nacional, O Açude e O Japonês

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.